SEPEDI de São Sebastião segue com projetos de prevenção de quedas a idosos

Crédito: Elton Ramos | Pmss

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria da Pessoa com Deficiência e do Idoso (SEPEDI), segue com o Projeto Idoso Seguro, voltado à prevenção de quedas das pessoas mais fragilizadas. Profissionais da pasta levam orientação sobre como devem proceder e buscar fortalecimento para evitar os acidentes tão comuns e perigosos para a melhor idade.

O projeto foi idealizado pela chefe de divisão Andressa Wezassek, considerando que o município já tem hoje cerca de 14.840, segundo registros da Fundação de Saúde Pública de São Sebastião (FSPSS).

Nesta quarta-feira (10), a ação chegou ao Centro de Apoio Educacional (CAE) Pontal da Cruz. O objetivo é atender frequentadores das aulas da Secretaria de Esporte (SEESP) e também da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social (SEDES).

A secretária da Pessoa com Deficiência e do Idoso, Michele Hiraoka, destaca que a  prioridade da ação é a prevenção de prejuízos físicos. “O projeto busca a qualidade de vida e a socialização das pessoas idosas de nosso município”, afirma.

“A queda de idosos é um fator causador de muita incapacidade e dependência, sendo muito frequente e podendo causar até a morte”, explica a diretora de Políticas Públicas à Pessoa Idosa, Juliana Carvalho,.

A equipe aproveita a ocasião para explicar sobre como manter uma casa segura, com adequação da disposição de móveis, iluminação, dentre outros; além de desenvolver palestras educativas sobre a importância da atividade física para fortalecer a musculatura, melhora articular e funcional de todo o corpo que está envelhecendo e necessitando de cuidado, além  de manutenção de habilidades remanescentes.

“Aproveitamos as atividades com esses grupos para passar as orientações, os cuidados que os idosos devem ter no seu dia a dia, dentro de casa”, explica Juliana Carvalho.

Idosos não matriculados nas atividades da prefeitura podem participar das palestras também. Informações e inscrições podem ser feitas por meio do telefone (12) 3892-4890, que também é whatsApp.

Para os meses de setembro e outubro, a previsão é de que o projeto realize palestras multiprofissionais na Semana do Idoso, com especialistas das áreas de geriatria, nutrição, educação física, terapeuta ocupacional, psicólogo, fisioterapeuta, saúde e longevidade.

**Confira abaixo os pólos e ações das próximas palestras profissionais do Projeto Idoso Seguro 2024:**

![image.png](https://trello.com/1/cards/6616e27ecd1487b1c6b4e9d2/attachments/6616e308a49fee4543d6fc0b/download/image.png)

#PraTodosVerem – Idosos participam de palestras do Projeto Idoso Seguro. Fim da descrição.

Compartilhar

Arquivos