Centro Gestacional ‘Harmonia para a Vida’ de São Sebastião atende mensalmente 80 grávidas e celebra quatro anos de funcionamento

Crédito: Luciano Vieira | Pmss

O Centro Gestacional de São Sebastião celebrou quatro anos de atendimento às gestantes do município. O local, inaugurado pela Prefeitura de São Sebastião, em 2020, é o primeiro do Brasil a realizar práticas integrativas voltadas para gestantes atendidas pela rede municipal de saúde por meio de atividades como reiki, massoterapia, yoga e outras terapias alternativas e complementares em saúde.

Cerca de 80 gestantes são atendidas por mês pela unidade, localizada no Complexo Turístico da Rua da Praia, em São Sebastião. O Centro Gestacional ‘Harmonia para a Vida’ tem como objetivo garantir e proporcionar mais um serviço de qualidade às grávidas do município.

A enfermeira Carla Machado, idealizadora da unidade, afirma que este foi um projeto realizado em parceria com a Associação Nacional de Educação Pré-Natal (ANEP). “Foi e ainda é uma honra. Esta é a realização de um sonho para ANEP Brasil estar aqui junto à prefeitura, neste projeto ousado que vislumbra o futuro. Um futuro melhor para o país inteiro. Este é o primeiro Centro Gestacional de Harmonia para a vida do país e do mundo. Então, este local sempre será motivo de muito orgulho para todos nós”, ressaltou.

A criação do espaço foi pensada para garantir uma politica pública permanente que considerasse, por exemplo, não apenas o pré-natal, mas uma abordagem ampliada do processo saúde-doença, sob um olhar atento e respaldado pelas diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS) e aprovado pelo Ministério da Saúde, na implantação de Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) no Sistema Único de Saúde (SUS).

#PraTodosVerem: sequência de fotos mostra atendimento a gestantes realizado no Centro Gestacional ‘Harmonia para a Vida’ de São Sebastião. Fim da descrição

FOTOS: Divulgação I PMSS

Compartilhar

Arquivos