Campanha de Vacinação Contra a Gripe imuniza mais de 3 mil pessoas em São Sebastião

Crédito: Elton Ramos | Pmss

Durante o Dia D da Campanha de Vacinação Contra a Gripe, realizada no último sábado (13), pela Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde (SESAU), foram aplicadas 222 doses do imunizante, o que equivale a 0,74% do público alvo (29.994 pessoas).

A campanha foi realizada nas Unidades de Saúde da Família (USFs) Enseada I e II, Topolândia, Maresias I e II, Boiçucanga I e II e Juquehy I e visava atender crianças de seis meses a menores de seis anos (5 anos, 11 meses e 29 dias); trabalhador da Saúde; gestantes; puérperas; professores e trabalhadores de instituição de ensino básico a superior; povos indígenas; povos e comunidades tradicionais quilombolas; pessoas com 60 anos ou mais de idade; profissionais das forças de segurança e salvamento; profissionais das Forças Armadas; pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; pessoas com deficiência permanente;  caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbano e de longo curso; trabalhadores portuários; população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e pessoas em situação de rua.

A campanha de Vacinação contrfa a Gripe prossegue, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, em todas as USFs do município que estão com as portas abertas para imunização de pacientes.

Desde o dia 25 de março até o Dia D da campanha (13), 3.771 pessoas já foram vacinadas dentro do total do público alvo. Este saldo de imunizados equivale a cerca de 13,32% do total do público alvo da campanha, que precisará contemplar 29.944 pessoas.

Até o momento, os idosos compõem a maior parcela de vacinados, atingindo o total de 1.933 pacientes que já receberam a vacina, o que gera o saldo de 17,41% de idosos imunizados. Em segundo lugar, está o segmento dos pacientes com comorbidades, que atingiu 8,76% de imunização com  459 munícipes vacinados. O segmento das crianças está como o terceiro público mais imunizado até o momento. Ao todo, 444 crianças foram vacinadas, atingindo o total de 8,10% da meta deste público.

O Estado de São Paulo realiza, em consonância com o Ministério da Saúde (MS), a 26ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza até 31 de maio.

Conforme instruções da SESAU, para a realização da vacinação é necessário levar o documento CPF ou Cartão SUS.

De acordo com o Ministério da Saúde, a vacinação contra a influenza é considerada a melhor estratégia de prevenção contra a doença e possui capacidade de promover imunidade durante o período de maior circulação dos vírus, reduzindo o agravamento da doença, as internações e o número de óbitos; além de reduzir sobrecarga sobre os serviços de saúde.

Os sintomas podem ser confundidos com os da Covid-19. A vacina influenza trivalente (fragmentada e inativada), conforme a Instrução Normativa (IN) nº 261, de 25 de outubro de 2023 da ANVISA, é utilizada no Brasil desde fevereiro de 2024 e apresenta três tipos de cepas de vírus em combinação:

– A/Victoria/4897/2022 (H1N1)pdm09;

– A/Thailand/8/2022 (H3N2);

– B/Austria/1359417/2021 (linhagem B/Victoria)

# ‌PraTodosVerem: sequência de fotos mostra funcionários da SESAU em ações durante campanhas de vacinação. Fim da descrição

Compartilhar

Arquivos