Servidores da SESAU participam de palestra sobre Saúde da Mulher no Hospital das Clínicas de São Sebastião

Crédito: Talita Fernanda | Pmss

Cerca de 30 profissionais da Secretaria de Saúde (SESAU) de São Sebastião, assistiram, nesta quarta-feira (27), a palestra do médico emergencista e especialista em medicina integrativa, Juan Lambert, dentro das celebrações do Mês da Mulher, no Núcleo de Educação Permanente Hospitalar (NEPH) que fica no Hospital das Clínicas de São Sebastião (HCSS).

Segundo o especialista, o objetivo da palestra foi conscientizar os participantes sobre os riscos da obesidade. “Eu quis mostrar que existem vários caminhos para emagrecer, sem medicação injetável. Tudo é resultado do modo como encaramos a vida; tudo é sobre onde queremos chegar e como queremos chegar”, afirmou.

O médico falou sobre a importância do acompanhamento profissional de um endocrinologista ou médico especialista em medicina integrativa durante qualquer processo de emagrecimento.

Juan Lambert conversou com os presentes sobre a grande importância do sono. “A regulação do sono, em especial para pessoas que querem emagrecer, é de extrema importânci,; isso porque o sono é a base de tudo, até mesmo da libido e do apetite. É importante que o sono tenha duração de 7h a 9h e que os ciclos sejam completos, pois quem não dorme bem durante seis meses tem uma forte tendência à depressão”, destacou Lambert.

Segundo o profissional, pacientes com o sono regulado têm maiores chances de conseguir emagrecer. “Nós temos o gene ‘clock”, que está envolvido na regulação dos ritmos circadianos, que são os processos biológicos internos que controlam o ciclo sono-vigília. O gene clock é responsável pela produção de uma proteína chamada clock, que ajuda a regular o tempo do ritmo circadiano. Portanto, quem quer dormir melhor, precisa começar a acordar mais cedo e expor-se à luz solar”, informou.

O médico também explicou a importância do jejum intermitente realizado com acompanhamento profissional. “No jejum intermitente também podemos incluir as horas de sono, pode-se tomar chá sem açúcar, café sem açúcar. Mas faça sempre com acompanhamento de médicos especializados, que entendam o corpo como um todo”, explicou.

Participantes aproveitaram a ocasião para tirar dúvidas sobre emagrecimento e outros processos de regulação do sono.

A auxiliar administrativa Rosana Teles esteve presente na palestra e elogiou o conteúdo exposto. “A palestra foi magnífica porque ele explicou tudo o que é bom e o que não é para quem quer emagrecer. Eu mesma gosto de tomar suco de verduras e ele disse que, de fato, isso faz muito bem. Ele também nos ensinou sobre diabetes, o funcionamento dos órgãos e tudo que pode influenciar de forma positiva ou negativa no processo de emagrecimento”, contou a funcionária.

Nesta quinta-feira (28), será a vez do médico ginecologista Paulo Jorge falar sobre câncer de colo de útero e endometriose, às 10h, também na sala do NEPH.

#PraTodosVerem: Sequência de fotos profissionais da SESAU assistindo a palestra do médico Juan Lambert na sala do NEPH no Hospital das Clínicas de São Sebastião . Fim da descrição.

Compartilhar

Arquivos