Educação de São Sebastião recebe formação presencial do Projeto Qualificação Direta em Primeira Infância

Crédito: SEDUC | PMSS

A Secretaria da Educação (SEDUC) da Prefeitura de São Sebastião recebeu os representantes Vinicius Evangelista Costa e Jaqueline França Natal, da Fundação Getúlio Vargas (FGV), por intermédio da iniciativa ‘Territórios pela Primeira Infância’, da Petrobras, para formação basilar presencial do Projeto Qualificação Direta em Primeira Infância (QDPI).

Na última terça-feira (17), os representantes conversaram previamente com a secretária da Educação, Marta Braz, e a supervisora e líder do projeto, Vivian Pinder, para alinhamento das ações, apuração dos resultados e projeções do QDPI.

Durante a noite, em Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo (HTPC), professores e gestores das três escolas piloto do projeto – as EMEIs Carrossel, de Boraceia; Cavalhinho de Pau, do Sertão de Cambury; e Pirlim Pim Pim, de Barra do Una – se reuniram para participar do encontro formativo.

Na capacitação foi realizada uma troca de experiências com relação aos materiais didáticos fornecidos pelo QDPI e desenvolvido um diálogo sobre como fortalecer as interações positivas com as crianças, bem como estratégias para a gestão de conflitos.

Na quarta-feira (18) em sua sede, o corpo técnico da SEDUC participou de uma assessoria integrada onde revisitou as metas do início do projeto, apontou as devidas atualizações e definiu metas de curto, médio e longo prazo.

De acordo com a gestora Marta Braz, a Educação de São Sebastião continua firmemente comprometida com a implementação das iniciativas propostas pela FGV. “Já realizamos várias capacitações, mentorias e oficinas formativas com nossos professores e gestores. Todos estão dedicados a alcançar os resultados mais positivos, assegurando o desenvolvimento abrangente das crianças na primeira infância. Estamos extremamente contentes em observar que essa colaboração está avançando cada vez mais.”, diz a secretária.

São Sebastião é um dos quatro municípios do país a receber o projeto piloto desenvolvido pelo Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais (CEIPE) da FGV em parceria com a iniciativa ‘Territórios pela Primeira Infância’ da Petrobras, que oferece mentoria, assessoria e oficinas para equipes gestoras, corpo técnico e professores da rede, convergindo em estratégias para ampliação do acesso à creche e à pré-escola na rede municipal, a partir do Plano Nacional da Educação (PNE).

#Educação

Compartilhar

Arquivos