SEMAM participa de evento em alusão ao “Dia Nacional de Conscientização sobre as Mudanças Climáticas”

Crédito: Divulgação | PMSS

Em razão do Dia Nacional de Conscientização sobre as Mudanças Climáticas, celebrado em 16 de março e instituído pela Lei 12.533, de 2 de dezembro de 2011, a Divisão Socioambiental da Secretaria do Meio ambiente (SEMAM), estará presente no evento de abertura do Campeonato Nacional de Moto Aquática, que ocorre no próximo sábado e domingo, dia 16 e 17, a partir das 10h, na Praça da Vela, praia do Porto Grande.

A equipe da Divisão Socioambiental, que também estará participando dos treinamentos para o campeonato, na sexta-feira (15), a partir das 14h, utilizará do espaço do evento para promover a conscientização quanto aos danos causados pelas mudanças climáticas e também o que podemos fazer para diminuir esses efeitos.

Um dos pontos a serem trabalhados pelos funcionários da Secretaria, será quanto a importância do Jundu, vegetação presente no local do evento e responsável por mitigar os danos causados pela mudança climática ao ecossistema que compõem.

Jundu

O jundu é uma vegetação de restinga, ou seja, faz parte de um ecossistema litorâneo essencial, abriga aves migratórias como as corujas-buraqueiras, papagaio-da-cara-roxa e formigueiro-do-litoral, sendo habitat também para mamíferos como o mico-leão-da-cara-preta e as lontras, além de crustáceos como os caranguejos.

A Prefeitura de São Sebastião, através da Secretaria de Serviços Públicos (SESEP), com orientação e acompanhamento dos técnicos da Divisão de Licenciamento Ambiental da SEMAM, monitora e realiza os serviços de limpeza, manutenção e poda de condução dessa vegetação que é tão importante na prevenção dos impactos das mudanças climáticas nas praias do município

Segundo o diretor do Departamento de Meio Ambiente, Caio Marcus Castro, “Apesar de ser uma planta frágil, o jundu é uma vegetação nativa de grande importância para a preservação das praias, além de servir como abrigo e fonte de alimento para fauna nativa ele ainda protege e evita o avanço da areia da praia sobre a cidade e dificulta o avanço do mar em períodos de ressaca”.

O avanço da areia da praia sobre a cidade e as ressacas cada vez mais fortes, são alguns dos reflexos das mudanças climáticas, e preservar o jundu é importante nos impactos gerados.

Para mais informações quanto as ações desenvolvidas pela SEMAM, o telefone é (12) 3892-2797 e o e-mail socioambiental.semam@saosebastiao.sp.gov.br

#PraTodosVerem: Funcionários da Prefeitura realizando manutenção em área de jundu e exemplares da vegetação. Fim da Descrição.

Compartilhar

Arquivos