São Sebastião realiza 1º Encontro do Curso ‘Decolonizando Olhares e Atitudes’

Crédito: Iuri Cunha | PMSS

Com o tema “Cultura Caiçara”, o 1º Encontro do Curso ‘Decolonizando Olhares e Atitudes’, promovido pela Secretaria da Educação (SEDUC) da Prefeitura de São Sebastião, foi um sucesso na última quinta-feira (21) no auditório da Educação.

O evento contou com a presença ilustre das mestras de Cultura Caiçara Neide Palumbo – caiçara, contadora de causos, escritora e artesã; e Lavínia de Matos – caiçara, poetisa e articuladora da cultura popular de São Sebastião. Juntas, as convidadas proporcionaram uma imersão única na riqueza cultural caiçara, compartilhando suas experiências e conhecimentos.

Lavínia de Matos também é responsável por organizar a ‘Folia de Reis e Fandango Caiçara’, além de desenvolver projetos voltados para o turismo cultural, como a ‘Rota Caiçara’, tudo isso em prol da preservação da cultura regional.

Além das palestras enriquecedoras, os participantes assistiram a apresentação musical do Grupo de Fandango Caiçara Aleluia. Reconhecido como Patrimônio Imaterial Cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) desde 2012, o Fandango Caiçara é uma manifestação que resgata tradições e celebra a identidade caiçara.

O destaque do evento foi o Aleluia de São Sebastião, o primeiro grupo feminino do Brasil, rompendo barreiras e promovendo a inclusão de mulheres nessa expressão cultural.

Por fim, os participantes tiveram a oportunidade de apreciar os trabalhos finais realizados pelos professores que participaram do curso no ano de 2023, em uma exposição que evidenciou o talento e dedicação dos educadores em incorporar os aprendizados do curso em suas práticas pedagógicas.

O coordenador da rede municipal na EMEI Pirlimpimpim, de Barra do Una, Edwin Bruno, elogiou o curso ofertado pela Secretaria da Educação. “Tive a feliz oportunidade de participar da proposta ‘Decolonizando’ ainda na edição pioneira. Apesar de frequentar a universidade ininterruptamente na última década, o cardápio de aulas ofertadas no curso me surpreendeu, e foram muito mais significativas e impactantes.”, conta o professor.

O curso ‘Decolonizando Olhares e Atitudes’ faz parte do Programa de Enriquecimento Curricular desenvolvido pela equipe pedagógica da SEDUC e tem como objetivo implementar a educação patrimonial e facilitar o desenvolvimento de atividades decoloniais dentro das escolas e permitir a formação de cidadãos respeitosos em relação às diferenças e semelhanças.

#PraTodosVerem: sequência de fotos mostra momentos do 1º Encontro do Curso ‘Decolonizando Olhares e Atitudes’ no auditório da Secretaria da Educação. Fim da descrição.

Compartilhar

Arquivos