Moradores da Vila Carioca comemoram entrega de títulos de regularização fundiária e investimentos na área

Crédito: Elton Ramos e Jorge Mesquita | PMSS

A noite da quarta-feira (27) foi marcada por choros e sorrisos por parte de moradores da Vila Carioca, localizada no bairro de Juquehy, na Costa Sul de São Sebastião. Após anos de luta, 40 famílias receberam o título de regularização fundiária de suas residências. A pequena vila ainda recebeu pavimentação nas ruas, ganhou uma praça e uma área de lazer para as crianças.

São famílias que residem na área há mais de 20 anos, como o pedreiro seu Francisco Ferreira Lima, 64 anos, que desde 1997 mora no local. “É muita felicidade ver minha vila assim bonita e saber que agora a casa é minha”

Quem também ficou radiante foi a camareira Luzia Santos Silva, 48 anos, moradora há mais de 20 anos na Vila Carioca, que reside com mais quatro filhos. “Tinha meio que perdido a esperança de ter minha casa regularizada, mas agora estou muito feliz”.

O líder comunitário Jaisol de Almeida Faion, o Nemo, conta que a partir do início da gestão do prefeito Felipe Augusto sentiu que a realidade do bairro podia mudar. “Ele veio aqui na sua primeira gestão e ouviu nosso pedido. Não deu na primeira vez, mas trouxe a energia, que era um clamor nosso. Hoje ele veio cumprir o compromisso com a comunidade e hoje temos certeza de que ninguém tira nossa casa”.

A entrega contou com a presença dos moradores, do prefeito Felipe Augusto, do vice-prefeito Reinaldinho Moreira, da secretária de Habitação e Regularização Fundiária, Mirela Ramos, além de servidores da pasta e outros secretários, além dos vereadores Pedro Renato da Silva, Daniel Soares e José Reis de Jesus Silva.

Para o vice-prefeito Reinaldinho, quando se está na administração é possível conhecer o dia de cada comunidade, mas não o dia a dia de todos, por isso a necessidade de se ter um bom líder comunitário para lutar por seus problemas. “Quando se luta pelas prioridades, o ganho é excepcional”.

Já o prefeito Felipe Augusto reforçou o trabalho desempenhado pela comunidade, a força em acreditar que era possível fazer a regularização e revitalização da vila. “Esse foi um compromisso que assumimos e que pudemos cumprir”, destacou

A Vila Carioca teve seu início ao final da década de 80 e início da década de 90, principalmente após a construção e pavimentação da Rodovia Manoel Hyppolito do Rego (SP-55).

Em 2018, a Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária (SEHAB), em parceria com a EDP, entregou a iluminação pública no núcleo Vila Carioca, por meio do projeto denominado ‘Boa Energia’ e as casas ganharam acesso a uma rede elétrica segura, ágil e eficiente.

A comunidade recebeu a instalação de poste padrão nas residências, uma rede de distribuição em média tensão, posteamento e outras medidas para a melhoria completa dos serviços, tudo sem custo para os moradores.

O processo de regularização fundiária envolve pelo menos oito secretarias da Prefeitura de São Sebastião: SEHAB; Meio Ambiente (SEMAM); Urbanismo (SEURB); Obras (SEO); Serviços Públicos (SESEP); Defesa Civil da Secretaria de Segurança Urbana (SEGUR); Assuntos Jurídicos (SAJUR) e Departamento de Comunicação da Secretaria de Governo (SEGOV). Além disso, estão envolvidos o Cartório de Registro de Imóveis de São Sebastião e o mais importante, a população.

Área de lazer

Neste ano, a Secretaria de Serviços Públicos (SESEP) construiu a área de lazer que conta com espaço conta com parque infantil e local para realização de eventos. A obra foi um pedido do vice-prefeito Reinaldinho Moreira após receber as demandas dos moradores.

O parquinho tem grama sintética e os brinquedos serão feitos de Polietileno de Alta Densidade (PEAD), que é um plástico rígido e resistente, altamente utilizado na indústria. Além disso, a praça ganhou bancos de madeira e postes com iluminação de LED.

#PraTodosVerem: sequência de fotos mostra a entrega dos documentos de regularização fundiária e área de lazer. Fim da descrição.

Compartilhar

Arquivos