Defesa Civil alerta para acumulado de chuva de 150 mm e ventos de 40 km/h no fim de semana; simulados prosseguem em São Sebastião

Crédito: Elton Ramos e Marcos Fonseca | PMSS

A Defesa Civil do estado emitiu uma alerta para a passagem de uma frente fria que vai criar condições para a pancadas de chuvas fortes no Litoral Norte entre sexta-feira (8) e domingo (10). Com isso, a previsão é de acumulado de 150 milímetros nesses três dias, o que equivale a 150 litros por metro quadrado.

Diante desse quadro, a orientação do meteorologista William Yasuo Minhoto, da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Estado, é de atenção às áreas mais vulneráreis, pois haverá riscos de deslizamentos, desabamentos, escorregamentos, alagamentos, enchentes e ocorrências de descargas elétricas e ventos que podem chegar a 40 quilômetros por hora.

Desde o início dom mês, a Defesa Civil de São Sebastião vem realizando simulados de evacuação das áreas de riscos mais vulneráveis no município com o objetivo de treinar a comunidade para que, em qualquer eventualidade saia de casa em direção a um ponto de encontro seguro até a chegada do socorro.

Nesta quinta-feira (7), o exercício foi realizado na Rua Caraguatá, no morro de Maresias, na Costa Sul, e envolveu a participação de 32 moradores de 29 famílias. O grupo foi acionado pelos agentes da Defesa Civil para se encontrar em frente à Escola Municipal Professora Edileusa Brasil Soares de Souza.

Uma das participantes foi Iracema Pereira, 48 anos, mães de quatro filhos, três adultos e uma garotinha de 4 anos. “Eu vim porque acho importante ter esse atendimento e saber como agir no caso de alguma ocorrência mais grave. Acho que toda a comunidade deveria participar para depois não dizer que não sabia o que fazer ou para onde ir”.

Nos pontos de encontros, as famílias são recepcionadas por colaboradores da Prefeitura de São Sebastião, por meio das secretarias de Segurança Urbana (SEGUR), Desenvolvimento Econômico e Social (SEDES), da Educação (SEDUC), de Governo (SEGOV), de Saúde (SESAU), de Serviços Públicos (SESEP) e de Pessoas com Deficiência e do Idoso (SEPEDI), além do Fundo Social.

O coordenador da Defesa Civil de São Sebastião, Wagner Barroso, explica que a preparação da comunidade é fundamental em caso de adversidades climáticas, principalmente em São Sebastião onde há várias áreas de risco. “Saber como proceder é fundamental para salvar vidas e é isso que fazermos como treinamos a comunidade”.

Confira os próximos locais dos simulados

13 de dezembro – (quarta-feira) – Topolândia – Olaria

Ponto de encontro Quadra do Olaria

14 de dezembro – (quinta-feira) – Morro do Abrigo

Travessas Timóteo e Viçosa – ponto de encontro no ponto final da Travessa Timóteo

18 de dezembro – (segunda-feira) – Canto do Mar – Chico Soldado

Ponto de encontro Escola Municipal (EM) Professora Joana Alves dos Reis

#PraTodosVerem: Concentração de moradores do Morro Caraguatá, em Maresias, para seguir em direção ao ponto de encontro. Arte informa sobre situação meteorológica para os próximos dias. Fim da descrição

Compartilhar

Arquivos