Prefeitura inicia curso de capacitação de ‘Operador de Pá Carregadeira’

Crédito: Elton Ramos \ PMSS

A Prefeitura de São Sebastião, por meio do Centro Integrado Profissionalizante (CIP), vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social (SEDES), iniciou o curso de aperfeiçoamento gratuito profissionalizante de ‘Operador de Pá Carregadeira, oferecido em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

São 11 alunos da primeira turma que participam da capacitação, com carga horária de 24 horas, aulas práticas no pátio de operação de máquinas da Prefeitura, e teóricas na Casa da Cultura, no Centro Histórico.

O professor do Senai, Robson Rosado, elogiou o empenho da turma. “Eles são muito aplicados. O mercado de construção civil é um dos mais crescentes no Litoral Norte, sendo São Sebastião um nicho econômico de grandes oportunidades de emprego, pois a cidade está em reconstrução pós-catástrofe e o governo municipal investe muito nesta cadeia produtiva, já que obras são realizadas por todo lado da cidade”, avaliou o professor.

“Muito boa essa oportunidade. Sou mecânico de máquinas e esse curso só agrega ao meu curriculum”, disse Cleiton Bezerra, 39 anos, morador do bairro Porto Grande.

“Estou desempregado há uma semana. Esta capacitação veio em um bom momento. Além de contribuir para reconstruir meu município, tive a chance de fazer esta capacitação gratuitamente. A Prefeitura e o CIP nos proporcionaram essa possibilidade única”, afirmou Maurício Santana, 35 anos, morador do bairro Toque-Toque Pequeno.

Charles Valter, 24 anos, autônomo, morador do bairro Varadouro, comentou que a administração pública municipal trabalha com afinco. “A resposta da Prefeitura de São Sebastião e dos governos federal e estadual à população, após o desastre natural das chuvas de fevereiro, foi muito rápida. Este curso é exemplo disso. Tanto que a Costa Sul, epicentro da tragédia, é um canteiro de obras. Estamos a reconstruir nossa amada cidade”, argumentou Charles.

Capacitação

O intuito do curso é desenvolver competências relativas à operação de pá carregadeira, fazer inspeções preliminares no equipamento, verificar as condições mecânicas, aprender tarefas de escavação, terraplanagem e carregamento de material sobre unidades de transporte, em conformidade, com as normas regulamentadoras e técnicas específicas, além de assegurar qualidade, saúde, segurança e respeito ao meio ambiente.

A formação é para maiores de 18 anos, com duas turmas. As aulas da 1ª turma ocorreram nos dias 17, 18 e 19 de outubro, e da 2ª turma, serão nos dias 27, 30 e 31 de outubro, sempre das 8h às 17h, com uma hora de intervalo. Ao final da capacitação, os alunos recebem certificados de conclusão.

 

#PraTodosVerem: fotos mostram aula prática do curso de ‘Operador de Pá Carregadeira’. Fim da descrição.

Compartilhar

Arquivos