Prefeitura de São Sebastião habilita profissionais da Saúde para aplicar sensor glicêmico FreeStyle Libre

Crédito: Jorge Mesquita I PMSS

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde (SESAU) e da Fundação de Saúde Pública (FSPSS), promoveu um treinamento sobre a aplicação do monitor glicêmico para portadores de diabetes, FreeStyle Libre, assim como a interpretação do gráfico gerado pelo equipamento, a profissionais da rede municipal de saúde.

O objetivo foi preparar os profissionais para a implantação do Programa de Controle com FreeStyle Libre, que deve ocorrer no próximo mês, com o fornecimento de monitores glicêmicos para crianças a partir de 4 anos de idade a adolescentes menores de 17 anos, com Diabetes Mellitus tipo 1, assim como para gestantes de alto risco, usuários da rede municipal de saúde.

O monitor glicêmico FreeStyle Libre é um dispositivo que realiza o monitoramento de glicose a partir de um sensor, aplicado na parte superior do braço, sem a necessidade de furar o dedo. Por meio de um monitor ou aplicativo de celular, é possível realizar a leitura dos níveis de glicose quantas vezes o usuário desejar.

O treinamento ocorreu em duas etapas: na última quarta-feira (18), às 9h, na subsede do Sindicato dos Petroleiros do Litoral Paulista (Sindipetro), voltado para médicos; e na quinta-feira (19), no mesmo horário, no auditório da Secretaria de Educação (SEDUC), direcionado a enfermeiros, nutricionistas e farmacêuticos.

A capacitação foi ministrada pela endocrinologista sócia-fundadora do Instituto Brasileiro de Tecnologia e Educação em Diabetes (IBTED) e professora afiliada da Escola Paulista de Medicina (EPM/UNIFESP), Monica Gabbay.

Ela explica que, quando se fala de Diabetes tipo 1, precisa ter insulina adequada e monitorização de glicose. “Com o sensor FreeStyle Libre é possível prever se o paciente tem risco de hipoglicemia, isto é, queda de glicose que pode provocar sintomas, e entender o impacto de um alimento que aumenta a glicemia rapidamente, facilitando o dia a dia do médico e ofertando mais qualidade de vida ao paciente”, diz.

O coordenador médico da Diretoria de Atenção Básica da Fundação de Saúde Pública, Sérgio Jeremias, explica que o novo sistema para o monitoramento de glicemia é revolucionário, pois permite que se faça um grande número de aferições por dia, trazendo muitos dados para o paciente e o médico, o que auxilia no ajuste da alimentação e na dosagem da medicação, principalmente da insulina, resultando em melhor controle da enfermidade.

O endocrinologista da rede pública de São Sebastião, Frederico Martins Cordeiro, explica que este é um programa inovador da Prefeitura de São Sebastião. “Pouquíssimas cidades disponibilizam o FreeStyle Libre na rede pública. É o que temos de mais moderno hoje no mercado. Aferindo a glicose em tempo real, podemos corrigir mais rapidamente, evitando sequelas no futuro”, diz.

O vice-prefeito e secretário de Saúde, Reinaldo Moreira, conta que este é mais um benefício ofertado aos usuários da rede municipal de saúde. “Libre não é um luxo, é um equipamento que oferece qualidade de vida e pode, até mesmo, salvar vidas. Quero que São Sebastião seja exemplo para todo o país em relação a esse cuidado com os usuários”, diz.

#PraTodosVerem: sequência de fotos mostra treinamentos sobre a aplicação do monitor glicêmico para portadores de diabetes, FreeStyle Libre, ocorridos na última semana e voltados a profissionais da rede municipal de saúde. Fim da descrição.

Compartilhar

Arquivos