São Sebastião promove nova etapa de treinamentos para implantação de Protocolo Municipal de Assistência ao Pré-Natal

Crédito: André Santos I PMSS

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde (SESAU) e da Fundação de Saúde Pública (FSPSS), promove, nesta quinta (28) e sexta-feira (29), a quarta etapa de treinamentos para médicos e enfermeiros da Atenção Básica e Especializada, visando à implantação do primeiro Protocolo Municipal de Assistência ao Pré-Natal.

A nova regulamentação busca a padronização nas condutas à gestante, proporcionando mais qualidade aos atendimentos.

Os treinamentos são realizados na sala do Núcleo de Educação Permanente (NEP) da SESAU, a partir das 8h30.

Nesta etapa, foram apresentados temas de doenças infecciosas na gestação, abordando Infecção do Trato Urinário (ITU), Zika Vírus, toxoplasmose, vulvovaginite, Herpes Zoster e HIV, entre outras; preparos para o aleitamento materno, enfocando anatomia, fisiologia e aspectos emocionais; e amamentação, importância e desafios.

Os temas foram abordados pelo médico infectologista, Carlos Mello de Capitani, e pela equipe do Centro de Incentivo ao Aleitamento Materno (CIAMA), Pollyana Braga, enfermeira obstetra e coordenadora; Carina Targueta, nutricionista; e Eloisa Coelho, fonoaudióloga.

A última das cinco capacitações necessárias para a implementação do novo protocolo está prevista para o final do mês de outubro.

Atualmente, a rede municipal tem como referência o protocolo nacional para o pré-natal. O novo documento, adequado à realidade do município, foi desenvolvido por uma equipe multidisciplinar composta por profissionais da Atenção Básica e Especializada, tanto da ponta quanto da gestão.

O vice-prefeito e secretário de Saúde, Reinaldo Moreira, explica que o objetivo não é engessar as condutas, mas sim oferecer respaldo científico e jurídico, disponibilizando um guia para os profissionais se apoiarem.

“A ideia é que o documento seja atualizado a cada dois anos, conforme sugestões dos profissionais e fundamentos científicos. Este é o primeiro protocolo municipal de muitos que estão no planejamento, como o de assistência aos hipertensos e diabéticos”, conta Reinaldo Moreira.

#PraTodosVerem: sequência de fotos mostra treinamento realizado nesta quinta-feira sobre o Protocolo Municipal de Assistência ao Pré-Natal. Fim da descrição

#prenatal #saude

Compartilhar

Arquivos