Unidade de Saúde da Família do Pontal da Cruz mantém Grupo de Vivência para idosos

Crédito: André Santos I Pmss

Desde o início deste ano, usuários da Unidade de Saúde da Família (USF) do Pontal da Cruz, que possuem mais de 60 anos de idade, estão sendo convidados a participar de um grupo de vivência voltado para os idosos.

‌Os encontros, promovidos pela equipe multiprofissional da USF, ocorrem sempre nas primeiras e terceiras sextas-feiras do mês, às 10h, no Centro de Apoio Educacional (CAE) do Pontal da Cruz. A participação é livre, não havendo necessidade de inscrição.

‌O grupo, que recebeu o nome de Vida que Segue por sugestão dos próprios participantes, tem como objetivo ser um espaço para a troca de informações e o esclarecimento de dúvidas sobre cuidados com a saúde, ao mesmo tempo em que propicia a convivência, aumentando a qualidade de vida dos integrantes.

‌Entre os temas que já foram abordados nos encontros, estão alimentação saudável, alterações fisiológicas relacionadas ao processo de envelhecimento, aspectos emocionais e vivências e conflitos intergeracionais.

‌Os temas são abordados pela equipe que coordena o projeto, composta pela médica Mariana Arreaza Giovanetti, pela nutricionista Paula Mayumi Kosaka e pela psicóloga Juliana Peixoto Pizano, e também por profissionais convidados. Em alguns encontros, para facilitar a reflexão do tema, são realizadas atividades artísticas e musicais.

‌A escolha dos assuntos é feita de acordo com as necessidades apresentadas pelo grupo, assim como por sugestões dos próprios participantes.

‌Na última sexta-feira (4), o tema abordado foi ‘Memórias’, conduzido pela terapeuta ocupacional Ana Paula de Marchipor. O próximo encontro contará com educador físico especializado em idosos para falar sobre Equilíbrio.

‌O casal Patrícia Sanhueza, 70 anos, e David Pinto, 72 anos, frequenta o grupo de convivência desde o início e considera muito benéfico participar. “Os profissionais são incríveis e recebemos muitas informações sobre coisas simples para melhorar a saúde”, diz Patrícia. “Não é remédio, é informação que a gente precisa. Estou adorando”, emenda David.

‌Regina Ferreira Garcia, 62 anos, conta que fez muitas amizades no grupo e que está gostando muito dos temas. “A gente ama isso aqui, me encontrei. Não falto de jeito nenhum”, diz.

 

‌#PraTodosVerem: sequência de fotos mostra grupo de vivência para idosos voltado aos usuários da Unidade de Saúde da Família (USF) do Pontal da Cruz. Fim da descrição.

Compartilhar

Arquivos