Reunião em Boiçucanga fortalece parceria entre a Prefeitura e pescadores artesanais

Crédito: Divulgação

Na sexta-feira (14), a Divisão de Pesca da Secretaria do Meio Ambiente (SEMAM) da Prefeitura de São Sebastião participou de uma reunião promovida pela Associação Pescadores de Boiçucanga (APB). O encontro ocorreu no Rancho dos Pescadores Gilmar Furtado de Oliveira, conhecido como “Mestre Gil”, onde reuniu pescadores artesanais da região.

O principal objetivo foi compartilhar as informações batidas em diálogo com a Polícia Ambiental (PMA), na terça-feira (11), quando foram abordadas orientações, aspectos legislativos relacionados à Pesca da Tainha em São Sebastião e também foram esclarecidas dúvidas dos pescadores.

Em Boiçucanga, a diretoria da APB também apresentou a prestação de contas do último ano, além de incentivar a discussão de assuntos pertinentes à Associação e organização do Rancho dos Pescadores do bairro.

Durante os meses de maio a setembro, a frota de Boiçucanga dedica-se principalmente à pesca da tainha (Mugil liza) utilizando redes de emalhe. Essa época do ano marca a migração dos cardumes de tainha ao longo da costa Sudeste e Sul do Brasil. A pesca da tainha é de grande importância cultural e econômica para as comunidades pesqueiras de São Sebastião, além de desempenhar um papel vital como fonte alimentar.

Ainda na ocasião, os técnicos da SEMAM apresentaram quais modalidades de pesca poderão capturar a Tainha a partir de janeiro de 2024, conforme a Portaria SAP/MAPA nº 1.448, de 30 de dezembro de 2022, quais os requisitos necessários da embarcação, comercialização da espécie, além da importância do preenchimento do relatório de produção pesqueira coletado pelo Instituto de Pesca (IP) do Estado de São Paulo, importante para caracterização da profissão.

#PraTodosVerem: imagens da reunião promovida pela Associação Pescadores de Boiçucanga com os pescadores artesanais, no Rancho dos Pescadores “Mestre Gil”. Fim da descrição.

Compartilhar

Arquivos