Prefeitura promove encontro entre pescadores e Polícia Ambiental, no São Francisco

Crédito: Divulgação | Depcom | Pmss

A Prefeitura de São Sebastião, por meio do Departamento de Pesca, Agricultura e Abastecimento da Secretaria de Meio Ambiente (SEMAM), irá promover, na próxima quinta-feira (16), o encontro entre pescadores e Polícia Ambiental, no Espaço Batuíra, que fica na Rua José Bruno, no bairro São Francisco.

A reunião acontecerá para falar sobre o período de defeso do camarão, vigente desde o último dia 28 de janeiro. Na ocasião serão abordados temas sobre a legislação vigente, petrechos permitidos para embarcações, além da autorização complementar e policiais ambientais irão tirar dúvidas dos pescadores.

Alguns pescadores tem a possibilidade de utilizar uma autorização complementar. Ela permite que o pescador opte por outros tipos de pesca, como Emalhe de Superfície e Garateia com atração luminosa, no período em que a pesca dos crustáceos estiver proibida. Mas é importante ficar atento quais espécies são permitidas pela autorização do pescador.

O Espaço Batuíra, onde acontecerá o encontro, foi escolhido por conta da alta concentração de frota pesqueira de arrasto de camarão no município.

Defeso

Conforme determinação da portaria SAP/MAPA, nº 695, de 27 de abril de 2022, a pesca do camarão (exceto o branco), fica proibida entre 28 janeiro e 30 de abril de 2023, período em que a espécie está se reproduzindo. Saiba mais clicando aqui.

Compartilhar

Arquivos