Saúde de São Sebastião concorre a prêmio no 37º Congresso de Secretários Municipais

Crédito: Talita Fernanda | Pmss

Uma comitiva com 20 servidores da Secretaria de Saúde de São Sebastião (SESAU) chegou ao   37º Congresso de Secretários Municipais do Estado de São Paulo, em Santos, nesta terça-feira (16). O evento vai até 19 de abril.

O encontro é promovido pelo Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo (Cosems/SP). Neste ano, o congresso tratará da temática ‘Mudanças climáticas e impactos no SUS’ e contará com a 20ª Mostra de Experiências Exitosas dos Municípios e o 13º Prêmio David Capistrano.

Nesta mostra, São Sebastião concorre na categoria ‘Mudanças Climáticas’, por meio do trabalho inscrito com o tema “ O desastre natural no município de São Sebastião/ Litoral Norte e seu enfrentamento pelo SUS”, que relata um pouco da experiência da área da Saúde na tragédia de 19 de fevereiro de 2023.

A apresentação deste trabalho será feita pelo vice-prefeito de São Sebastião, Reinaldinho Moreira, na quinta-feira (18). Os vencedores serão anunciados na sexta-feira (19).

O diretor de Saúde Bucal, Daniel Capitani, também terá um espaço para exposição, representando a Diretoria de Saúde Bucal, com a  divulgação da Campanha Municipal de Combate ao Câncer Bucal, que já vem ocorrendo em São Sebastião nas Unidades de Saúde da Família (USFs).

O trabalho está exposto em totens eletrônicos e também concorre ao prêmio.

A exposição mostra também as ações do I Simpósio sobre Câncer de Cabeça e Pescoço, realizado em São Sebastião no ano de 2023 e contou com cerca de 200 participantes de todo o Vale do Paraíba, Litoral Norte e Litoral Sul do Estado de São Paulo. A cidade receberá, novamente, este mesmo simpósio no dia 12 de julho.

A diretora de Políticas Públicas, Carla Brasil, também irá apresentar trabalho, durante o Congresso, na Roda Temática  ‘Os desafios da Saúde Mental no cuidado às vítimas nas situações de violência extrema e desastres naturais’.

Nesta roda de conversa, Carla Brasil participa como debatedora, na quinta-feira,  e expõe o trabalho ‘Reconstrução e Resiliência’, também com foco nas ações da SESAU durante a tragédia de 2023.

A programação está intensa e tem participação de diretores, assessores e apoiadores do Cosems/SP, membros do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde, acadêmicos, instituições de ensino, pesquisadores, técnicos e militantes do SUS de todo o Brasil, destacando que este congresso é reconhecido como um dos mais importantes na área da Saúde Pública.

A Comissão Organizadora garante um evento que possibilita promover debates, reflexões e encaminhamentos que envolvem a troca de experiências, diálogos e comunicação entre os 645 municípios paulistas.

#PraTodosVerem: sequência de fotos mostra servidores da SESAU no  37º Congresso de Secretários Municipais do Estado de São Paulo. Fim da descrição.

 

Compartilhar

Arquivos