Warning: ftp_fget() expects parameter 1 to be resource, null given in /home/falasaosebastiao/www/wp-admin/includes/class-wp-filesystem-ftpext.php on line 146

Prefeitura de São Sebastião realiza passeio pelo Centro Histórico com grupo de idosos da Costa Sul

Crédito: Luciano Vieira | PMSS

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria da Pessoa com Deficiência e do Idoso (SEPEDI), em parceria com a Fundação Educacional e Cultural de São Sebastião ‘Deodato Sant’Anna’ (Fundass) e Secretaria de Turismo (SETUR), realizou na na quinta-feira (25) mais uma ação do projeto Cultura + Melhor Idade, reunindo idosos da Costa Sul em um passeio pelo Centro Histórico do município.

A recepção foi na Casa da Música, na região central e eles foram recebidos pela secretária da pasta, Michele dos Santos Hiraoka, a adjunta Fabiana Freitas do Carmo, além da equipe de diretores, psicóloga da SEPEDI e monitores designados pela Fundass para acompanhar o grupo nesta viagem histórica. Participaram cerca de 15 idosos que fazem parte das atividades descentralizadas ofertadas pela secretaria na Costa Sul.

A secretária adjunta da SEPEDI, Fabiana do Carmo, contou que, primeiro foi realizado o acolhimento, junto com monitores da Fundass para explicação de como seria o passeio, a importância do projeto e que ele acaba se tornando um momento de descontração e socialização. “Até para nós que somos caiçaras natos, que muitas vezes conhecemos nossa história pela fala dos nossos pais, avós, não conhecemos tudo de forma didática, técnica como é, quando somos monitorados pelos excelentes guias turísticos que temos município” relata.

Na sequência, o grupo seguiu para a Rua da Praia, onde conheceu sobre o contexto histórico das construções centenárias do município e tombadas como Patrimônio Histórico, como os canhões preservados há mais de 200 anos, o cruzeiro, a Casa Caiçara, a Casa da Esperança, a Casa da Cultura e a Igreja Matriz, encerrando a expedição em frente ao 1º Batalhão da Polícia Militar em São Sebastião.

A secretária responsável pela SEPEDI, Michele Hiraoka, explanou sobre o trabalho que vem desenvolvendo no município, apostando cada vez mais na socialização de idosos de diferentes bairros e comemora os resultados. “Gratificante para a gente esse resultado, vendo o sorriso e alegria de cada um deles”, enfatiza.

A aposentada Maria Aparecida Midioli, 81 anos, mostrou muita disposição para o passeio. Moradora de Cambury, na Costa Sul, ela foi acompanhada pela filha Adriana Aparecida Midioli, 56 anos, e já pensa no próximo passeio. “Já participei de vários, adoro estar em grupo, passeando. Por mim poderia ter todos os dias”, brincou.

Adriana exaltou as políticas públicas e importância dos trabalhos desenvolvidos pela Secretaria da Pessoa com Deficiência e Idoso de São Sebastião. “Se eles não chamam a gente, como iremos conhecer? Acho muito importante esse trabalho, até porque gosto de saber das coisas sobre a cidade”, conta.

A dona de casa Walderes dos Santos, 69 anos, veio de Juquehy para conhecer mais afundo o Centro de São Sebastião. “Sempre venho, mas nem sempre com tempo para conhecer profundamente. Agora estou tendo essa oportunidade e estou adorando”, assume.

A aposentada Irene Maria da Silva Batista, 67 anos, aproveitou os passeios para fazer amizades e se descontrair. A moradora de Boiçucanga gravou boa parte de mais um passeio que participa. “Sempre eu venho, tudo é maravilhoso”, elogiou.

Sandra Santos, uma das monitoras da Fundass, considera esse momento como uma troca. “Acho muito importante essa parceria, pois acaba sendo uma troca de experiências. Poder passar esse conhecimento e ver o entusiasmo deles em querer saber é muito gratificante”.

Segundo a SEPEDI, quase 700 idosos participam das atividades descentralizadas que são desenvolvidas no município. A secretária Michele Hiraoka, que no dia anterior reuniu quase 300 idosos no Balneário dos Trabalhadores, na Praia Grande, na região central, contou que a ideia é expandir ainda mais o alcance, levando saúde e bem-estar para grupos da melhor idade. São Sebastião possui 14.840 moradores com mais de 60 anos, representando 17% de sua população total.

#PraTodosVerem: sequência de fotos mostram grupo de idosos da Costa Sul em frente à Casa da Música, na Rua da Praia e no Centro Histórico de São Sebastião. Fim da descrição.

Compartilhar

Arquivos


Warning: ftp_fget() expects parameter 1 to be resource, null given in /home/falasaosebastiao/www/wp-admin/includes/class-wp-filesystem-ftpext.php on line 146