A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria da Pessoa com Deficiência e do Idoso (SEPEDI) e Fundação de Saúde Pública de São Sebastião (FSPSS), realizou, na quarta-feira (10), uma ação de acolhimento na Aldeia Guarani Rio Silveiras, em Boraceia, na Costa Sul do município..
A ação contou com um café da manhã de abertura e uma roda de conversas com a presença da população indígena com mais de 50 anos. Os trabalhos foram coordenados pela equipe técnica do Departamento de Políticas Públicas da Pessoa Idosa da SEPEDI.
Segundo a SEPEDI, o objetivo da ação foi conscientizar essa população sobre questões voltadas ao envelhecimento, por isso, foi destinada exclusivamente para o público com idade acima dos 50 anos.
Na ocasião, foram ouvidas demandas e necessidades da comunidade local, conforme sua cultura, visando a implantação de projetos contínuos para atendimento ao idoso indígena, que envolve a promoção de saúde, entretenimento, qualidade de vida, inclusão social, além da garantia de direitos constitucionais.
População indígena em São Sebastião
Segundo dados do Censo divulgado em 2023, São Sebastião possui a terceira maior população indígena na região do Vale do Paraíba e Litoral Norte, contando com 487 pessoas, ficando atrás apenas de Ubatuba (643) e São José dos Campos (629).
#PraTodosVerem: sequência de fotos mostram os participantes da ação e representantes da SEPEDI, Fundação de Saúde Pública de São Sebastião e FUNAI. Fim da descrição.