Prefeitura de São Sebastião produz composto orgânico através de trituradores de galhos

Crédito: Divulgação | PMSS

A Prefeitura de São Sebastião, por meio das Secretarias de Serviços Públicos (SESEP) e do Meio Ambiente (SEMAM), executa o serviço de trituração dos galhos provenientes das podas das árvores feitas pelos funcionários da SESEP, com destinação final realizada pela SEMAM. Este material é reutilizado especialmente na produção de composto orgânico através da técnica de compostagem.

Com o objetivo de diminuir a produção de resíduos e tornar os processos de arborização urbana mais sustentáveis, a iniciativa garante a diminuição de custos e traz benefícios à natureza e à saúde, uma vez que antes os resíduos coletados durante o trabalho de poda programada eram destinados em sua totalidade ao aterro sanitário.

Visando assegurar o destino adequado aos galhos e folhagens e, consequentemente, insumos para a produção agrícola de Costa Norte a Costa Sul, o governo municipal já adquiriu quatro máquinas trituradoras, adequadas para moer troncos de até 30 centímetros de diâmetro.

A aquisição dos equipamentos se deu através do projeto de Gestão Sustentável dos Resíduos de Podas de São Sebastião, por meio do Conselho Municipal de Meio Ambiente (COMAM).

Destinação dos resíduos

Um dos beneficiados por essa matéria-prima é o projeto Horta nas Escolas, que foi implementado pela SEMAM em parceria com a Secretaria da Educação (SEDUC), com o objetivo de ensinar os alunos sobre o descarte correto, a compostagem, semeadura, cuidados e colheita.

Os legumes e verduras são aproveitados na merenda escolar da rede municipal de ensino, oferecendo um produto saudável e longe de conservantes e agentes químicos.

Ao longo dos últimos anos, os agricultores do município também recebem o composto de adubo para utilizarem na plantação da agricultura familiar, projeto que é desenvolvido no município.

Além disso, parte desse adubo vai para a campanha ‘adubo solidário’, que tem como propósito ajudar quem mais precisa e incentivar a conscientização ecológica e de sustentabilidade.

O produto pode ser usado para agricultura, paisagismo e jardinagem. A vantagem é que é ele é totalmente orgânico; pode ser utilizado para cobertura de solo e para complementar adubo e composteira; serve para enriquecer o solo com nutrientes; também é ideal para produção de mudas e cultivo de plantas e indicado para jardins, hortas e plantações.

Para adquirir 5 metros cúbicos de substrato de adubo é necessário que os parceiros solidários doem R$ 100 que podem ser depositados na conta do Fundo Social de São Sebastião, CNPJ: 28.086.952/0001-99, Banco do Brasil, Agência 0715-3, Conta Corrente: 54708-5, ou pela Chave PIX CNPJ: 28.086.952/0001-99.

Após efetuar o depósito, o munícipe deve apresentar o comprovante na sede do Fundo Social, à Rua Capitão Luiz Soares, 33, Centro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e retirar o ‘vale adubo’.

Com esse vale, o parceiro solidário pode buscar os 5 metros cúbicos do substrato de adubo na Avenida Antônio Januário do Nascimento, s/n, Centro, das 7h às 11h e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira.

#PraTodosVerem: Sequência de fotos mostra trabalhadores da SESEP utilizando trituradores de galhos para produzir composto orgânico. Fim da descrição.

Compartilhar

Arquivos