Enfermeiros de São Sebastião são capacitados em cursos de Sutura

Crédito: Elton Ramos | Pmss

O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) regulamentou a realização de sutura simples por enfermeiros pela Resolução 731/2023 ao final do ano passado. De acordo com a normativa, enfermeiros estão autorizados a realizar o procedimento em ferimentos superficiais de pele, anexos e mucosas, com a aplicação de anestésico local injetável.

Com foco na capacitação de enfermeiros da Secretaria de Saúde (SESAU) e da Fundação de Saúde Pública de São Sebastião (FSPSS), a Prefeitura de São Sebastião promoveu a este segmento de servidores do Hospital das Clínicas de São Sebastião (HCSS) e do Hospital das Clínicas da Costa Sul (HCSS- CS) curso de capacitação técnica para a realização desses procedimentos.

Cerca de 60 profissionais participaram do encontro, realizado no Núcleo de Educação Permanente Hospitalar (NEPH), no HCSS e no HCSS-CS. Em ambos os locais os cursos foram ministrados pelo médico gastroenterologista, cirurgião geral e cirurgião do aparelho digestivo, Luis Fernando Libório.

Durante a capacitação, os participantes aprenderam sobre a sutura ideal, que busca promover o melhor aspecto funcional e estético possível.

Para isso, receberam algumas recomendações básicas e necessárias, tais como assepsia adequada, como realizar bordas regulares, bordas bem alinhadas e coaptadas, que facilitam o processo de cicatrização, reduz formação de queloides e contribui para uma melhor estética, hemostasia e cuidados com foco em evitar espaço morto.

Entre todo o conhecimento técnico compartilhado, enfermeiros também aprenderam a realização de suturas por planos, por meio de técnica adequada, a evitar isquemia e a utilização correta de materiais apropriados

Além disso, em casos de pacientes que foram mordidos ou sofreram ferimentos com material metálico, profissionais foram orientados que deve ser realizada a profilaxia contra raiva e tétano.

#PraTodosVerem: sequência de fotos mostra enfermeiros em curso de capacitação sobre suturas, ministrado pelo médico gastroenterologista, cirurgião geral e cirurgião do aparelho digestivo, Luis Fernando Libório. Fim da descrição.

Compartilhar

Arquivos