Samu de São Sebastião recebe seis máquinas de compressão torácica para atendimento de emergência com tecnologia avançada

Crédito: Luciano Vieira | PMSS

São Sebastião está dando um grande passo em direção à segurança e ao bem-estar de seus cidadãos com a introdução de uma tecnologia de ponta no atendimento de emergência. A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde (SESAU), adquiriu seis dispositivos de alta tecnologia com sistema de compressão torácica automática que serão utilizados pelas equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

O Samu São Sebastião é destaque como serviço pioneiro no Litoral Norte e Vale do Paraíba e essa nova tecnologia representa um avanço significativo no atendimento de emergências cardiovasculares.

O prefeito Felipe Augusto afirma que este é mais um investimento do governo municipal em equipamentos modernos com tecnologia de ponta. “Nós estamos agora investindo em tecnologia e essas máquinas irão auxiliar muito no dia a dia, principalmente, nas questões de emergência e ações de pronto atendimento, onde precisamos ter mais reforços. Então, esses e outros equipamentos são importantíssimos com foco na melhoria dos serviços de Saúde em São Sebastião”, destaca.

Segundo a coordenadora do SAMU de São Sebastião, Mara Abreu, “com compressões torácicas contínuas de alto desempenho, uniformes e adaptadas ao biotipo de cada paciente, esses dispositivos aumentam consideravelmente as chances de sobrevivência das vítimas e reduzem as sequelas. Além disso, liberam um dos membros da equipe para outras funções durante o atendimento, otimizando os recursos disponíveis”, explica a coordenadora.

Dados alarmantes revelam que mais de um terço das mortes no Brasil são causadas por doenças cardiovasculares. Portanto, a introdução desta tecnologia não apenas capacita as equipes do Samu a oferecerem atendimentos mais eficazes, mas também representa um passo crucial na busca por melhores resultados e maior sobrevida para os pacientes em situações críticas.

Na avaliação do vice-prefeito e secretário de Saúde, Reinaldinho Moreira, esta é mais uma ação diferenciada da atual gestão. “São Sebastião demonstra mais uma vez que a Saúde é referência nacional. A estrutura que nós temos de informatização, equipamento e estrutura de saúde mostra que o SUS municipal é diferenciado. São Sebastião hoje marca mais um grande legado na história, avançando e investindo em equipamentos que visam cada vez mais salvar vidas”, declara.

Ainda segundo Reinaldinho, “ao priorizar a modernização e a qualificação dos serviços de emergência, a gestão municipal reafirma seu compromisso com a segurança e o bem-estar da população. Espera-se que iniciativas como esta não apenas salvem vidas; mas também sirvam de exemplo e inspirem outros municípios a investirem em tecnologias e práticas que otimizem o atendimento de emergência, contribuindo para um serviço mais eficaz e preparado para enfrentar situações críticas com maior eficiência. São Sebastião está liderando o caminho para um futuro mais seguro e promissor”, destaca o vice-prefeito.

#PraTodosVerem: Equipamentos adquiridos pela prefeitura para serem utilizados pelo Samu. Fim da descrição.

Compartilhar

Arquivos