Ranchos de pesca de Boiçucanga e do Pararanga tem programação festiva para celebrar cultura caiçara

Crédito: Elton Ramos | PMSS

Em alusão ao Dia do Caiçara, comemorado em 15 de março, os ranchos de pesca de Boiçucanga, na Costa Sul, e do Pararanga, no Centro, realizaram no último sábado (16), uma programação festiva para celebrar a cultura dessa comunidade tradicional

O evento, que se iniciou ao meio-dia e seguiu até às 20h da noite em ambos os ranchos, integrou as comemorações dos 388 anos de emancipação político-administrativa de São Sebastião.

No rancho de Boiçucanga, localizado na rua Hilarião Crisolo de Matos s/n, a comemoração contou com apresentações dos grupos “Fandangueiros Caiçaras” e “Fandangueiros Aleluia”, banda de pagode, além de um almoço tradicional.

Segundo o presidente da Associação de Pescadores de Boiçucanga, Ademil Flávio de Matos, “ a Festa do Dia do Caiçara foi um sucesso. Recebemos mais de 2 mil pessoas durante a tarde. Quem não veio, mandou buscar o famoso prato caiçara dos pescadores para participar de algum jeito dessa grande confraternização que foi essa data. Agradecemos a todos os pescadores artesanais, marinheiros e comunidade, além dos nossos associados”.

No rancho do Pararanga, localizado na rua Pescador Altino Garcez, 250, no Centro, os pescadores realizaram um almoço à base de peixe de varal, peixe assado e batata doce. Uma banda de pagode se apresentou no local e, para as crianças, ficaram disponíveis brinquedos, além de carrinhos de pipoca e algodão doce.

Fabio Gatas, pescador artesanal do Rancho do Pararanga, agradeceu pelo apoio. “Tenho que agradecer a gestão prefeito Felipe Augusto e representantes da SEMAM (Secretaria do Meio Ambiente). Isso é nossa cultura, a tradição do caiçara, peixe de varal com batata doce, não podemos deixar isso acabar, não podemos deixar isso morrer”.

Ele ainda destacou sobre a perpetuação das tradições em São Sebastião. “Os turistas gostam de vir até nosso município para ver a culinária e a tradição, e graças a Deus nós mantemos a tradição caiçara”, concluiu.

Para mais informações sobre as atividades desenvolvida, entre em contato com as Associações de Pescadores de Boiçucanga pelo e-mail abaseac@gmail.com, e com o Pararanga, pelo telefone (12) 3862-6343 ou e-mail jonasvagula@yahoo.com.br

#PraTodosVerem: Imagens mostram comemorações do Dia do Caiçara em ranchos de pesca de Boiçucanca e do Pararanga. Fim da Descrição.

Compartilhar

Arquivos