São Sebastião é referência regional em práticas inovadoras na Primeiríssima Infância

Crédito: Juliano Rodrigues I PMSS

Desde a implementação da Política Municipal de Primeiríssima Infância (PI), em 2019, São Sebastião tem se tornado referência em práticas bem-sucedidas voltadas para o desenvolvimento integral das crianças, atraindo o interesse de municípios da região em conhecer e entender essas experiências.

Uma comitiva de Caçapava esteve em São Sebastião, na última quinta-feira (18), para conhecer as práticas ampliadas de PI implementadas pelo município. A visita foi intermediada pelo Departamento Regional de Saúde (DRS) XVII Taubaté.

A visita teve início na Costa Norte, onde passaram pela Unidade de Saúde da Família (USF) Jaraguá, pela creche municipal Débora Tavares Bahia e pela USF Canto do Mar. Na sequência, estiveram na região central, onde conheceram o Centro de Saúde Josiane Pereira de Jesus, o Centro de Incentivo ao Aleitamento Materno (CIAMA), o Centro de Reabilitação, o Centro Gestacional Harmonia para Vida e a Maternidade do Hospital de Clínicas de São Sebastião (HCSS).

A chefe de divisão de Primeiríssima Infância, Priscila Magalhães Santana, explicou como ocorreu o processo de implantação da Legislação Municipal de Primeira Infância, a formação do Comitê Gestor e as etapas de elaboração do Plano Municipal de Primeira Infância.

Também acompanharam os visitantes o diretor de Atenção Básica, Paulo Henrique Ribeiro Santana; a diretora de Especialidades, Angélica Oliveira Costa; e a secretária adjunta da Educação, Fábia Mandú.

Participaram da visita a articuladora de Atenção Básica do Departamento Regional de Saúde (DRS) XVII Taubaté, Denise Mendes Ribeiro; a chefe de seção de Saúde Mental de Caçapava, Carolina Barbosa Mancilha; a chefe de divisão de Educação Especial, Christiane Moreira Jorge; a secretária de Desenvolvimento Social, Silvia Provasi Bannout; e a coordenadora do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), Rafaella Elis Souza Almeida.

Denise Ribeiro conta que ficou muito satisfeita com as práticas ampliadas de PI que foram implementadas nos últimos três anos em São Sebastião, e com o que ainda será feito no município, de norte a sul.

“Parabéns a essa gestão que sempre apoiou o comitê de Primeiríssima Infância e viabilizou projetos de excelência nos serviços municipais. Eu, que participei da implantação do programa estadual, sinto grande alegria e orgulho ao ver os frutos que a população já está colhendo dessas práticas, assim como da equipe que deu continuidade ao programa, com comprometimento e respeito às crianças dessa região do Litoral Norte”, diz a articuladora.

Priscila Santana diz que é de extrema importância ser referencial para que outros municípios possam adotar o sistema municipal de Primeira Infância e, principalmente, ser indicada pela Regional de Saúde.

“Achei a visita muito importante para que a comitiva de Caçapava pudesse conhecer ‘in loco’ os nossos investimentos e programas voltados à Primeira Infância, bem como para conhecerem todas as etapas que adotamos para a elaboração do Plano Municipal de Primeira Infância”, explica.

Ao final da visita, a comissão convidou Priscila para ir a Caçapava auxiliar no processo de implantação da Política Municipal de Primeiríssima Infância no município.

Primeiríssima Infância

A Primeiríssima Infância é um programa que orienta mães do município a cuidarem de seus filhos desde a concepção do bebê até o momento em que a criança ingressa na educação formal.

A Política Pública Integrada para a Primeira Infância compreende a instituição e execução de políticas, planos, programas, projetos, ações e serviços multidisciplinares, interdisciplinares e interinstitucionais a serem desenvolvidas pela administração direta e/ou indireta municipal, voltadas para os primeiros seis anos de vida da criança.

#PraTodosVerem: sequência de fotos mostra comitiva de Caçapava que esteve em São Sebastião para conhecer as práticas ampliadas de Primeiríssima Infância implementadas pelo município. Fim da descrição.

Compartilhar

Arquivos