Prefeitura promove experiência para equipe de foguetes da rede municipal em intercâmbio educacional e cultural na Argentina

Crédito: Divulgação | PMSS

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria da Educação (SEDUC), proporcionou momentos de aprendizado, desenvolvimento pessoal e contato com uma nova cultura ao levar os estudantes da equipe de foguetes da Escola Municipal Profª Patrícia Viviani Santana, da Topolândia, para um intercâmbio educacional e cultural na cidade de Buenos Aires, na Argentina.

A viagem foi o reconhecimento da conquista do grupo, campeão na 49ª Jornada Brasileira de Foguetes realizada em Barra do Piraí (RJ) no mês de novembro. Na competição, a equipe desenvolveu um foguete utilizando materiais simples como garrafas pet, ar comprimido e uma bomba de bicicleta e alcançaram um lançamento impressionante de 280 metros de distância.

Durante quatro dias, os estudantes Hércules Alves Pereira, Isaac Souza Noronha e Wigles Ferreira Alves Dias, liderados pelo professor de Ciências Fabricio Jacob ‘Chacal’ e acompanhados pelo diretor da escola Leandro Basso, exploraram os principais pontos turísticos da cidade e conheceram a cultura local.

Entre os passeios, fizeram uma visita à famosa ‘Calle Florida’ (Rua Florida), para conhecer o comércio local; um tour de ônibus que os levou a lugares como o ‘El Caminito’, uma rua-museu de grande valor cultural e turístico, e o estádio de futebol ‘La Bombonera’, do Club Atlético Boca Juniors; e a ida a cidade vizinha Tigre para um dia de diversão no ‘Parque de La Costa’.

Para o líder da equipe, Hércules Alves Pereira, 15 anos, o intercâmbio foi uma experiência única e repleta de primeiras vezes. “Foi algo muito inovador para mim porque eu nunca tinha viajado para fora do Brasil e também nunca tinha viajado de avião”.

Ele também conta sobre o que achou da arquitetura local. “A gente foi de táxi para o hotel admirando a paisagem. São muitas casas legais, é um ambiente muito novo para mim.”

Além disso, Hércules afirma que se surpreendeu com os desafios com a língua local. “Meu maior aprendizado lá foi o contato com o espanhol. Existe a barreira da língua sim, porque quando você vai comprar alguma coisa, às vezes pode não entender porque alguns falam muito rápido e fica difícil de compreender, mas você vê que é legal aprender uma língua nova e fica mais fácil viajar se você souber.”

Para o professor Fabrício, o intercâmbio promoveu um grande desenvolvimento pessoal para os alunos. “A viagem foi uma mudança de paradigma na vida desses estudantes. Eles se viram diante de uma realidade que eles nunca tinham visto antes, e isso acaba moldando a maneira como eles veem a si mesmos e o mundo. Pra mim, essa viagem foi um divisor de águas na vida desses alunos. Eles eram uma coisa antes e agora elas são outras. Imagino que estão voltando maiores do que foram.”

Segundo o professor, a ação também é um incentivo para os outros estudantes. “A importância dessa viagem, pra rede municipal como um todo, é como se fosse um modelo a ser seguido, um objetivo. Essa viagem vai servir de objetivo, de meta pra muitos alunos que vão agora querer desenvolver projetos e ver que vale a pena desenvolver algo da escola, vale a pena estudar porque eles vão ter sempre na rede municipal de São Sebastião uma recompensa. Eles vão ser valorizados pelo seu esforço”.

#PraTodosVerem: sequência de fotos mostra momentos da viagem de intercâmbio dos estudantes de São Sebastião. Fim da descrição.

Compartilhar

Arquivos