Ecobarreira do córrego Mãe Isabel acumula 53kg de resíduos

Crédito: Divulgação | PMSS

A ecobarreira instalada no córrego Mãe Isabel, no bairro da Topolândia, pela equipe da Divisão Socioambiental da Secretaria do Meio Ambiente (SEMAM), acumulou 53kg de resíduos no período de uma semana, do dia (28) ao dia (5) de dezembro, terça-feira.

Segundo o secretário do Meio Ambiente, Flávio Fernandes de Queiroz, as ecobarreiras têm por sua função a retenção dos resíduos descartados irregularmente nos corpos hídricos, evitando que esses resíduos cheguem ao mar, praias e mangues. “Tenho certeza que ações como essas contribuirão muito para a proteção e preservação do meio ambiente”.

O projeto de ecobarreiras da SEMAM, que ainda se encontra em fase experimental, já demonstra eficácia na contenção de resíduos descartados indevidamente no córrego Mãe Isabel.

“A ideia do nosso projeto é reduzir a quantidade de resíduos flutuantes no córrego, resíduos esses que, sem um sistema de contenção, iriam parar diretamente na Baía do Araçá, contaminando e prejudicando o ecossistema local”, afirma o chefe de Divisão Silvio Peres.

Ao longo do ano de 2024, a Divisão Socioambiental pretende ampliar o projeto de ecobarreiras, espalhando-as pelos rios e córregos ao longo do município, dando prioridade para os pontos com maior incidência de descarte de resíduos.

 

#PraTodosVerem: Ecobarreira feita de materiais recicláveis contendo grande volume de resíduos no córrego Mãe Isabel. Fim da descrição.

Compartilhar

Arquivos