Pescadores artesanais de arrasto até categoria 20 AB e que desembarcam no píer do São Francisco, na região central de São Sebastião interessados em participar do Projeto Mar Sem Lixo podem se cadastrar, nesta quinta-feira (9), das 10h às 16h, no Rancho dos Pescadores do bairro localizado à Rua Padre Gastão
O projeto Mar Sem Lixo (MSL), desenvolvido pela Fundação Florestal, incentiva pescadores a transportarem lixos oriundos do mar para o continente, a fim de destiná-los corretamente (em pontos de recolhimento de resíduos), recompensando e reconhecendo o trabalho dos que já o fazem voluntariamente.
Os interessados em participar do projeto podem se inscrever levando cópia do documento de identificação oficial (válido e com foto), cópia do CPF, cópia do RG ou protocolo inicial, declaração de produção do pescador ou permissionamento da embarcação, além do preenchimento e assinatura do formulário de cadastro.
No dia 17 de novembro, será inaugurado o Ponto de Recebimento de Resíduos Retirados do Mar (PRRM) no Bairro São Francisco, em São Sebastião. no local, o resíduo coletado será pesado e registrado e uma recompensa será dividida pelo número de tripulantes da embarcação.
Ao final de cada mês, essa recompensa será convertida em reais e creditada em cartão alimentação em nome de cada pescador participante cadastrado.
A destinação dos resíduos coletados em cada PRRM é realizada pelas Prefeituras e Cooperativas de Reciclagem, parceiras fundamentais do Projeto.
“Este é um projeto fundamental para a pesca sustentável. Mais do que incentivar os pescadores a trazerem para terra todo o resíduo coletado no mar, é também sobre conscientizá-los quanto a importância de terem em suas embarcações recipientes para a correta separação dos resíduos gerados pelas próprias embarcações”, explica o secretário de Meio Ambiente de São Sebastião, Flávio Queiroz.
Ainda de acordo com ele, a subsistência da pesca depende diretamente da preservação do meio ambiente.
Capacitação
As ações contam com apoio da Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (SEMAM) que enviou dois agentes para participarem de capacitação e reciclagem junto ao ‘Projeto Mar Sem Lixo, em Itanhaém. A aula contou, ainda, com a presença das equipes envolvidas das Áreas de Proteção Ambiental Marinhas (APAMs) e Prefeituras do Litoral Paulista.
O projeto iniciou sua primeira fase em Cananéia, Itanhaém e Ubatuba, em junho de 2022, e, até o momento, retirou mais de 2,5 toneladas de resíduos do mar, sendo mais de 90% plásticos. Além da recompensa, dentre as ações do projeto há o desenvolvimento de ações educativas, geração de dados e informações para pesquisa científica, formulação de políticas públicas, democratização de informações e ampla comunicação.
ParaTodosVerem: Pescadores na capacitação e reciclagem de seis agentes do ‘Projeto Mar Sem Lixo’, em Itanhaém. Fim da descrição.