Integrantes do Projeto Vida Leve participam de Oficina de Culinária Saudável

Crédito: Luciano Vieira I PMSS

Integrantes do Projeto Vida Leve, que tem como objetivo auxiliar no emagrecimento de pessoas obesas por meio da mudança de hábitos, em especial, reeducação alimentar e exercícios físicos, participaram, na última sexta-feira (10), de uma Oficina de Culinária Saudável.

A atividade externa ocorreu no Restaurante Viela Gourmet, no Centro Histórico de São Sebastião, das 8h às 10h, e reuniu 20 participantes da segunda e da terceira edição do projeto, além dos profissionais de saúde envolvidos.

O objetivo da Oficina de Culinária foi apresentar receitas fáceis, práticas e acessíveis, visando despertar nos participantes o interesse por preparações à base de alimentos naturais que possam ser incorporados na rotina alimentar, sem perder atrativos como sabor, aroma, apresentação e textura dos alimentos.

Foram desenvolvidas receitas de água aromatizada, overnight oats (à base de aveia), nuggets caseiro e sorvete de fruta. Após o preparo de cada receita, os participantes tiveram a oportunidade de fazer a degustação e dar a sua opinião sobre a preparação.

A participante Wanderly Rosa Barbosa, 43 anos, moradora do Pontal da Cruz, gostou muito da oficina e irá incorporar as receitas na alimentação de sua família. “Em nossos encontros percebemos que é possível termos qualidade de vida através da melhoria das escolhas por alimentos menos processados e mais naturais”, conta.

Ela participa do projeto desde o início do ano e conta que já alcançou muitos benefícios para a sua vida. “Consegui emagrecer, através da melhoria na alimentação e caminhadas, e há cerca de dois meses estou fazendo ginástica”, comemora.

Paulo Roberto Scott, 48 anos, morador do Pontal da Cruz, também aprovou a oficina. “Foi uma experiência incrível, especialmente para mim que não cozinho e pretendo começar a preparar minha alimentação como forma de evitar os alimentos ultra processados. Foram muito ricas as orientações e participar do preparo das receitas que são de fácil execução e muito saborosas”, conta.

O participante frequenta o projeto desde agosto e explica que está mais consciente dos problemas associados ao excesso de peso e os benefícios de uma vida mais saudável. “Refleti sobre meus hábitos e tenho introduzido mudanças que estão me trazendo mais qualidade de vida, saúde e disposição”, diz.

A oficina foi realizada pelas nutricionistas Mônica Fraga e Paula Kosaka, pela psicóloga Juliana Pizano e pela médica Mariana Arreaza, com apoio da equipe de Saúde da Família do Pontal da Cruz e parceria do Restaurante Viela Gourmet.

Vida Leve

O Projeto Vida Leve é uma iniciativa da equipe de Saúde da Família do Pontal da Cruz, promovido em parceria com as secretarias de Saúde (SESAU) e de Esportes (SEESP).

É ofertado gratuitamente aos usuários das USFs da região central – Varadouro, Olaria, Itatinga I, Itatinga II, Centro, Pontal da Cruz, São Francisco e Morro do Abrigo, previamente inscritos e integrados a uma turma.

Os critérios para participação são ter entre 18 e 60 anos e apresentar Índice de Massa Corporal (IMC) igual ou superior a 30, o que caracteriza a obesidade.

As atividades do projeto são sempre às sextas-feiras, das 7h30 às 10h, no Centro de Apoio Educacional (CAE) do Pontal da Cruz. Elas são conduzidas por uma equipe multiprofissional composta pela médica Mariana, pela nutricionista Paula , pela psicóloga Juliana e pelo educador físico David Camargo Junior.

O projeto conta com apoio de enfermeira, auxiliar de enfermagem, assistente administrativo e agentes comunitários de saúde da Unidade de Saúde da Família (USF) do Pontal da Cruz e com serviço voluntário da fisioterapeuta e acupunturista Virginia de Freitas Vieira.

#PraTodosVerem: sequência de fotos mostra Oficina de Culinária Saudável realizada na última sexta-feira no Restaurante Viela Gourmet como parte do Projeto Vida Leve. Fim da descrição.

Compartilhar

Arquivos