São Sebastião discute políticas com olhar para o futuro durante 1ª Conferência Municipal da Juventude

Crédito: Lucas Katumata | PMSS

A Prefeitura de São Sebastião promoveu a 1ª Conferência Municipal da Juventude “Reconstruir no Presente, Construir o Futuro: Desenvolvimento, Direitos, Participação e Bem Viver”, na quinta-feira (28), no Teatro Municipal. O evento teve a participação de 250 pessoas.

O objetivo da conferência foi analisar as demandas de estudantes do município para definir diretrizes na formulação de políticas públicas voltadas aos jovens da cidade. Os secretários da gestão municipal e outras autoridades estiveram presentes no evento.

O secretário de Governo, Luis Carvalho, discursou na conferência e exaltou a importância do engajamento dos jovens na elaboração e construção de uma agenda propositiva de políticas públicas de juventude.

“Esses jovens são os consignatários da cartilha de São Sebastião para toda a juventude brasileira. Hoje, estou muito feliz por estar liderando esse processo sob o comando de um prefeito jovem, como o Felipe Augusto”, destacou Carvalho.

De acordo com o secretário, a intenção é que todos possam representar a sociedade civil organizada da melhor maneira possível. “A juventude tem pressa e desejo que as ideias da carta de São Sebastião possam refletir no avanço da nossa nação”, completou o secretário.

Na ocasião, os participantes da conferência puderam eleger duas delegadas municipais da sociedade civil, sendo Cassiane Luryan de Vasconcelos Silva, que integra a Guarda Mirim Municipal, e Emile Macena, da Aldeia Guarani Rio Silveira, de Boraceia.

Antes disso, os jovens Maurício Mallet, Lucas dos Santos, Arquimedes Oliveira, foram eleitos delegados regionais de Políticas para a Juventude, durante a Conferência Regional de Juventude – Vale do Paraíba, realizada em Campos do Jordão, no último dia 13 de setembro.

Juntos, o grupo de São Sebastião irá integrar a 4ª Conferência Estadual de Juventude, que será realizada nos dias 27 e 28 de outubro de 2023, no Thermas dos Laranjais, em Olímpia, interior de São Paulo.

Propostas

Os debates e as propostas foram discutidos dentro de 12 eixos temáticos: Direito à Cidadania, à Participação Social e Política e à Representação Juvenil; Direito à Educação; Direito à Profissionalização, ao Trabalho e à Renda; Direito à Diversidade e à Igualdade; Direito à Saúde; Direito à Cultura; Direito à Comunicação e à Liberdade de Expressão; Direito ao Desporto e ao Lazer; Direito à Sustentabilidade e ao Meio Ambiente; Direito ao Território e à Mobilidade; Direito à Segurança Pública e ao Acesso à Justiça; e Sistema Nacional da Juventude (Sinajuve).

Os estudantes apresentaram as propostas em plenária e através de um formulário online que será analisado pela comissão para serem selecionadas as três melhores por eixo temático. As melhores ideias serão encaminhadas para etapa estadual após análise dos delegados.

O aluno da Escola Municipal Henrique Botelho, Natan Prado Viana, apresentou a proposta de um currículo e grade de ensino inovador com a inclusão de disciplinas como a educação e a matemática financeira para ensinar os estudantes a terem uma gestão financeira melhor no futuro.

“Nós passamos uma boa parte da nossa vida dentro da escola, mas existem temas básicos e importantes que não são passados nesse período de estudo. Precisamos de matérias que nos ensinam a gerir o nosso dinheiro e que nos preparem para o nosso futuro”, disse Natan.

#PraTodosVerem: imagens da 1ª Conferência Municipal da Juventude “Reconstruir no Presente, Construir o Futuro: Desenvolvimento, Direitos, Participação e Bem Viver”, na quinta-feira (28), no Teatro Municipal. Fim da descrição.

#Escola #Teatro #Juventude

Compartilhar

Arquivos