Município de São Sebastião tem propostas do 1° Plano Municipal de Cultura discutidas e aprovadas pelo CMPC-SS

Crédito: Depcom | Pmss

De 4 a 6 de agosto, a Prefeitura de São Sebastião, em parceria com a Fundação Educacional e Cultural “Deodato Sant’Anna” (Fundass) e o Conselho Municipal de Políticas Culturais de São Sebastião (CMPC-SS), realizou a III Conferência Municipal de Cultura de São Sebastião “A Cultura que queremos: Ações e Metas para os próximos 10 anos”, no Teatro Municipal.

Em atendimento ao Decreto Municipal nº 8.936/2023, a Conferência reuniu centenas de artistas, fazedores de cultura, representantes da Sociedade Civil e do Poder Público do CMPC-SS. Durante os três dias, foram discutidas e aprovadas 120 propostas do 1° Plano Municipal de Cultura de São Sebastião – Decênio 2024/2033, por delegados eleitos nas reuniões setoriais prévias de cada linguagem artística das cadeiras do Conselho Municipal.

A abertura oficial contou com a presença do Diretor Presidente da Fundass e Presidente do Conselho Municipal de Políticas Culturais de São Sebastião (CMPC-SS), Cristiano Teixeira, e do Diretor de Cultura da Fundass, Adbailson Cuba.

No sábado (5), foram aprovadas as propostas dos eixos I (Município e Participação Popular), II (Espaço Urbano e Infraestrutura Cultural) e IV (Formação e Difusão Cultural), em aproximadamente 18 horas de discussão. Já no domingo (6), os trabalhos iniciaram às 9h, com finalização às 20h, aprovando as propostas dos eixos III (Do Patrimônio e da Memória) e V (Do Fomento e da Economia da Cultura). Além disso, o Grupo de Trabalho classificou o grau de importância e/ou urgência na concretização das propostas ao longo de 10 anos.

A Fundass ressalta que a elaboração deste documento é um marco histórico para a Cultura do município, por ser um instrumento de gestão fundamental e obrigatório, norteador da construção e evolução das Políticas Públicas Culturais para o próximo decênio, no bojo da Política e do Sistema Nacional de Cultura. Vale ressaltar que essa concretização da implantação do Plano Municipal de Cultura, potencializando todas as estruturas do Sistema Municipal de Cultura, compõe os objetivos do Plano de Governo do Prefeito Felipe Augusto.

Os presentes tiveram também a oportunidade de participar de explanações sobre os temas voltados à cultura, ministradas por especialistas na área que colaboraram com os trabalhos, como a Consultora em Políticas Públicas e Gestão de Projetos, Camila Marujo; a Produtora e Gestora de Projetos, Carla Lopes; o Mestre e Especialista em Gestão de Políticas Públicas, Ivan Montanari; o Gestor e Produtor Cultural, Gil Marçal; a Especialista em Propriedade Imaterial, Direitos Autorais, Propriedade Industrial, Direitos da Personalidade e Comunicação, Grace Carreira; a Historiadora e Mestre em Museologia Social, Marília Bonas; a Arquiteta e Historiadora, Fernanda Palumbo Cronenbold; e a Produtora Cultural e Assistente Social, Aurora Oliveira.

O 1º Plano Municipal de Cultura de São Sebastião-SP – “Decênio 2024/2033” será encaminhado ao prefeito para a propositura de Projeto de Lei à Câmara Municipal de São Sebastião ainda no ano de 2023, com início de vigência em 2024.

 

#PraTodosVerem: sequência de imagens da III Conferência Municipal de Cultura de São Sebastião “A Cultura que queremos: Ações e Metas para os próximos 10 anos”, no Teatro Municipal. Fim da descrição.

Compartilhar

Arquivos