São Sebastião incentiva utilização de horta em iniciativa terapêutica para idosos do Lar Vicentino

Crédito: Lucas Katumata | PMSS

A Prefeitura de São Sebastião retomou o “Projeto Horta para Todos”, iniciativa conjunta das secretarias do Meio Ambiente (SEMAM), da Pessoa com Deficiência e do Idoso (SEPEDI), e de Serviços Públicos (SESEP), em parceria com o Lar Vicentino, que busca incentivar a criação de hortas comunitárias como uma terapia ambiental e forma de integração social.

A primeira ação de retomada ocorreu na instituição social, na quinta-feira (11), sendo realizada com o aproveitamento de materiais reciclados e cedidos pelo Viveiro Municipal. Os idosos ficaram muito felizes com a implantação do projeto e puderam vivenciar a experiência da melhor forma possível.

Desenvolvido pela Fisioterapeuta Lidiane Corrêa, o projeto foi agregado ao Projeto da Prefeitura “Horta Inclusiva” que é realizado pela SEPEDI, SEMAM e SESEP. Criado em 2018, a iniciativa foi interrompida pela pandemia de COVID-19, sendo retomado em 2022.

Vitor Alves Ferreira, 85 anos, relembrou o passado ao plantar as mudas de alface, rúcula e jiló, já que na década de 70 trabalhou como botânico. “Entendo tudo sobre horta, pois trabalhei muitos anos nesse ramo. Fiquei muito contente quando nos avisaram que a horta do Lar seria reativada e fiz questão de participar dessa atividade”, comentou.

Para Eduardo José Maria, 69 anos, a ação foi útil para ocupar o tempo dos idosos que ficam na organização social e torná-los amigos mais próximos, além da convivência e troca de experiências na horta.

“Já aprendi muito no primeiro dia, pois nunca havia plantado nada antes. Vamos aprender muito com a equipe da prefeitura e uns com os outros. Precisamos disso para nos manter sempre ativos e de bem com a vida”, disse José Maria.

De acordo com o coordenador do projeto no Lar Vicentino, Alex Damasceno, a ideia principal do projeto é utilizar a horta como terapia, por meio do contato com a natureza e a integração social, proporcionando aos idosos a sensação de bem-estar e melhoria da autoestima.

“A intenção é realizar uma vivência ambiental com os idosos para incentivá-los a se manter ativos e em contato com a natureza”, comentou Damasceno. “O apoio da Divisão Socioambiental da SEMAM está sendo fundamental para realizarmos esse projeto”, completou o coordenador.

A nutricionista do Lar Vicentino, Daniela Barros, destacou que as hortaliças plantadas no espaço serão livres de agrotóxicos e vão fazer parte do cardápio da turma que gosta muito de se alimentar bem.

“A rúcula e a ora-pro-nóbis que estão sendo plantadas aqui têm um aporte maior de ferro que é um mineral muito importante para a prevenção de anemia. O tomate que todos os idosos gostam é rico em licopeno que pode ser um agente preventivo ao câncer de próstata. Então, a alimentação deles precisa ser baseada em vegetais para seguirem com uma longevidade”, explicou a nutricionista.

A próxima edição do ‘Horta para Todos’ deve ocorrer no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), da Topolândia, região central do município. Todo o material utilizado para a construção dos canteiros será reciclado.

 

#PraTodosVerem: imagens do espaço do Lar Vicentino que vai receber o Projeto Horta para Todos. Fim da descrição.

Compartilhar

Arquivos