´Profissionais da Secretaria de Meio Ambiente de São Sebastião ministram palestra no Instituto Oceanográfico da USP

Crédito: Divulgação

Na quinta-feira (4), servidores da Secretaria de Meio Ambiente (SEMAM) da Prefeitura de São Sebastião realizaram uma palestra no Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (IOUSP) sobre a importância da preservação ambiental e ações desenvolvidas no município. O evento contou com o público de estudantes e pesquisadores interessados no tema.

A participação foi solicitada pela Profa. Dra. Maria de Los Angeles Gasalla para a disciplina “Pesca Sustentável”. O tema abordado pela equipe do Departamento de Pesca, Agricultura e Abastecimento foi “Iniciativas do poder público municipal ligadas à pesca sustentável no Litoral Norte de São Paulo – São Sebastião”.

O objetivo foi mostrar aos alunos da USP as iniciativas realizadas pela Prefeitura para o desenvolvimento sustentável da pesca artesanal realizada pelas comunidades pesqueiras do município, como também os principais métodos de pesca, tipo de pescado capturados na região e os aspectos sociais ligados à pesca no município. Participaram da palestra, 17 alunos de turmas de graduação em Oceanografia, Psicologia e História.

Inicialmente, os servidores da SEMAM foram recebidos pela equipe do Museu Oceanográfico – IOUSP, que apresentou uma palestra sobre a Ciência na Esfera (Science On a Sphere), uma ferramenta educacional desenvolvida pela Agência Americana de Oceanos e Atmosfera (National Oceanic and Atmospheric Administration – NOAA), com o objetivo de ilustrar o Planeta Terra e seus diferentes fenômenos e processos oceanográficos, atmosféricos, geológicos, ecológicos, entre outros.

A equipe da SEMAM falou sobre os nove ranchos de pesca municipais, os auxílios aos pescadores artesanais na emissão de documentação de pesca, importância das colônias de pesca, apoio às associações de pescadores locais, subsídio do gelo através da fábrica de gelo e caminhão frigorífico, período de defeso, iniciativas como Área de Proteção Ambiental Marinha do Litoral Norte (APAMLN), além de ações com apoio da Marinha do Brasil, na realização de vistorias a cercos-flutuantes e maricultura.

Além disso, apresentou a importância das mulheres que trabalham no dia a dia da pesca e produção de informativos como a cartilha com orientações sobre a legislação. A equipe também abordou sobre o Serviço de Inspeção Municipal (S.I.M.). No final do evento, os alunos fizeram perguntas ligadas à pesca do município e sobre o trabalho do Departamento de Pesca.

 

#PraTodosVerem: imagens dos profissionais da Secretaria de Esportes de São Sebastião na palestra no Instituto Oceanográfico (IO) da Universidade de São Paulo sobre a importância da preservação ambiental e ações desenvolvidas no município. O evento contou com o público de estudantes e pesquisadores interessados no tema. Fim da descrição.

Compartilhar

Arquivos