Prefeitura estende inscrições do Qualifica São Sebá para mais bairros da Costa Sul

Crédito: Marcos Fonseca e Jorge Mesquita | PMSS

Para atender um maior número da população, a Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social (SEDES), Centro Integrado Profissionalizante (CIP) e do Fundo Social, em parceria com o Centro Paula Souza (CPS), do Governo do Estado, estendeu o período de inscrições e levar a Ação Social Móvel Profissionalizante para mais bairros da Costa Sul.

Na próxima quarta-feira (24), os moradores de Cambury e região poderão ir ao Trevo do Areião para se inscrever. O horário é das 9h às 16h. Já na quinta-feira (25), a oportunidade será para o pessoal da região de Juquehy, à Rua Benedito Izidoro de Moraes, e na sexta-feira (26), a unidade móvel chega à Boraceia, em local a ser definido.

“Observamos que no dia da inscrição em Boiçucanga, 90% do público que procurou a unidade móvel eram do bairro. Por isso, vamos levar a essas outras regiões para atender mais pessoas que possam não ter conseguido se inscrever devido à nossa geografia que é extensa”, explica Nivea Quinsan, diretora do CIP.

O Qualifica São Sebá tem como objetivo capacitar os munícipes para a geração de emprego e renda. Os cursos são oferecidos em diferentes áreas, como gastronomia, construção civil, informática, beleza e estética, entre outras. São oferecidas mais de 1,5 mil vagas em 90 cursos profissionalizantes gratuitos e de acordo com o perfil de cada região.

Na Costa Sul, as formações são para bartender, camareiro, copeiro, decoração de festas, espanhol para recepção, inglês para recepção, montador de mesas para festas, organização e promoção de festas e eventos, recreação, cuidador de idosos, assistente de cabeleireiro, balconista de farmácia, designer de sobrancelhas, maquiagem, penteados para festas e eventos, trancista, churrasqueiro, ajudante de cozinha, panificação, salgadeira, porteiro e controlador de acesso, operador de caixa, arranjos florais e cestas ornamentais, vitrinista, tosa de animais domésticos, elétrica residencial, chapeiro, açougueiro, pizzaiolo, velas aromáticas e decorativas.

Na programação, estão formações de Qualificação Básica – Formação Inicial e Continuada (QBFic), rápidas, e oferecidas pela Unidade de Formação Inicial e Educação Continuada (Ufiec) do Centro Paula Souza.

Conforme Nivea Quinsan, os cursos serão oferecidos nos bairros onde houve maior demanda de inscrição. “Esse primeiro contato também vai permitir que possamos entender a demanda de cada bairro ou região e trazer mais cursos com essas características”.

Ainda de acordo com ela, neste primeiro momento, o perfil dos inscritos em todas as regiões é de pais e mães adultos que buscam oportunidades de geração de renda em cursos voltados para gestão como comércio e vendas. Já os mais jovens estão mais focados na área de beleza como maquiagem e cabelo.

Reconstrução de São Sebastião

De acordo com o CIP, as capacitações são realizadas em diferentes horários e dias da semana, dependendo do curso e da região, com 20 vagas disponíveis para cada formação.

As aulas serão iniciadas a partir do mês de junho, com duração de seis meses, em turmas fechadas. Importante ressaltar que cada curso só será realizado se todas as vagas forem preenchidas. A parceria entre os governos estadual e municipal integra o plano de reconstrução do município, devido às fortes chuvas de fevereiro (calamidade pública) e visa o crescimento econômico ordenado sebastianense.

O candidato deve ter mais de 16 anos e levar comprovantes de ensino fundamental completo e residência, além de levar cópias do RG e CPF e carteirinha de vacinação, na van itinerante da Ação Social Móvel Profissionalizante, ou nos pontos de inscrições fixos, Centro Integrado Profissionalizante (CIP) Topolândia, Polo de Capacitação da Costa Norte – Fundo Social e Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Boiçucanga.

Mais informações pelo WhatsApp (12) 99107-6619 ou telefone (12) 3892-5535.

Pontos fixos disponíveis:

Região Central

Centro Integrado Profissionalizante (CIP)
Rua Antônio Pereira da Silva, 56 – Topolândia

Região Norte

Polo de Capacitação da Costa Norte – Fundo Social
Rua das Hortênsias, 117 – Jaraguá

Região Sul
Cras Boiçucanga
Rua Sargento Filisbino Teodoro da Silva, 200 – Boiçucanga

‌Atendimentos de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h

Compartilhar

Arquivos