Prefeitura doa computadores para cooperativa de reciclagem de São Sebastião

Crédito: Lucas Katumata | PMSS

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Divisão Socioambiental da Secretaria do Meio Ambiente (SEMAM), entregou dois computadores para a Cooperativa de Reciclagem União de São Sebastião (Copersuss), na última terça-feira (2).

Os equipamentos irão auxiliar a gestão administrativa da cooperativa, como no controle dos materiais reciclados no local, além de oportunizar aos cooperados aprimorarem o uso da tecnologia digital.

Para João Igor Alves Ribeiro, presidente da Copersuss, a inclusão social é importante para o desenvolvimento desses profissionais no trabalho e na vida pessoal. “Queremos profissionalizar ainda mais os cooperadores. Existem pessoas que trabalham aqui que nunca mexeram em um computador e poderão ter essa chance agora”, disse João.

O secretário de Meio Ambiente de São Sebastião, Flávio Fernandes de Queiroz, explica que a intenção dessa parceria com a cooperativa é dar uma perspectiva de um futuro melhor para cada cooperador e facilitar o trabalho deles a cada dia.

“Informatizando o sistema da Copersuss poderemos ter uma melhor funcionalidade no controle dos materiais que passam pela triagem. Recentemente, a sociedade civil doou duas esteiras de triagem e prensas que mecanizou ainda mais os trabalhos para que tenham uma melhor separação dos objetos. A união faz a força. A nossa secretaria estará sempre à disposição para ajudar no que for possível”, completou o secretário.

Já a secretária da Educação, Marta Braz, enfatizou que a SEDUC tem trabalhado para incentivar que estes colaboradores retomem os estudos por meio da Educação de Jovens e Adultos (EJA), e que os computadores também serão essenciais para incluí-los digitalmente.

“Ações como essa dão a oportunidade de inclusão digital para esses trabalhadores e incentivam que, aqueles que não concluíram seus estudos, possam finalizá-lo”, comentou a secretária.

Mais apoio

São 20 funcionários que recebem uma parte do faturamento obtido pela venda de todos os materiais que chegam na cooperativa. A média de renda dos cooperadores é de meio salário mínimo mensal. São recicladas 70 toneladas de sucata na baixa temporada e de 100 até 150, na alta temporada.

A Prefeitura arca com os custos da locação do espaço, pagamento das contas de água e luz, do contrato com a SS Ambiental, que determina a doação de todo o material reciclável para a cooperativa realizar a triagem e comercialização.

 

#PraTodosVerem: fotos da entrega feita pela Prefeitura de São Sebastião de dois computadores para a Copersuss (Cooperativa de Reciclagem União de São Sebastião), na terça-feira (2). Fim da descrição.

Compartilhar

Arquivos