Prefeitura de São Sebastião promove ação de limpeza no Mangue do Araçá nesta sexta-feira

Crédito: DEPCOM | PMSS

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Divisão Socioambiental da Secretaria do Meio Ambiente (SEMAM), realiza, nesta sexta-feira (26), às 8h30, uma ação de limpeza no Mangue do Araçá, localizado na região central do município. O ponto de encontro será a Viela Dona Petrolina, no bairro do Varadouro.

Os trabalhos contam com o apoio da SS Ambiental, Porto de São Sebastião, pescadores do bairro e comunidade tradicional, e demais parceiros da SEMAM, que se unem na realização dos serviços no local.

Assim como ocorreu em outras oportunidades, durante a ação haverá uma roda de conversa com os voluntários, para falar sobre a importância dos mangues e como a preservação desse ecossistema é benéfica para toda a fauna e flora e até mesmo para os seres humanos.

Ação no Mangue do Colhereiro

No Mangue do Colhereiro, a ação ocorreu na última sexta-feira (19), com apoio da Secretaria da Educação e de Organizações Não-Governamentais (ONG) como Instituto Supereco, Instituto Argonauta, além da empresa SS Ambiental. Tiveram presentes 66 alunos da Escola Municipal Prof. Dr. José Machado Rosa, e mais 25 adultos.

Dando início a ação, lideranças das ONGs e da SEMAM abordaram sobre a importância dos mangues e a influência positiva que exercem em diversos fatores ambientais, como no combate às mudanças climáticas, proteção contra tempestades e conservação da biodiversidade, entre outros temas.

Em seguida, participantes da ação iniciaram a coleta de resíduos no mangue e seus arredores, enquanto alunos, com placas e cartazes, distribuíram saquinhos na travessia de pedestres; e o Instituto Argonauta apresentou casos de animais que ingeriram lixo jogado ao mar e não sobreviveram, reforçando a importância de não descartar resíduos nos oceanos.

No local, foram recolhidos 55,5 kg de resíduos, com destaque para pedaços de sacola plástica (420 unidades); pontas de cigarros (40 unidades); garrafa plástica (235 unidades); embalagens de papel (68 unidades) e copos e talheres plásticos (135 unidades), entre outros.

Mangues

Estima-se que os mangues forneçam até 10% do carbono orgânico dissolvido pelos oceanos a partir da terra, matéria-prima que é de suma importância para o ciclo do carbono atmosférico que ajuda na regulação do dióxido de carbono e consequentemente o clima do planeta, por isso se faz tão necessária sua preservação.

O município de São Sebastião conta com cinco principais mangues ao longo de sua costa, que são o da Enseada, Colhereiro, Araçá, Juquehy e Sahy, que desde 2017, mensalmente, recebem essas ações para manter o equilíbrio do ecossistema local.

#PraTodosVerem: imagens de ações em mangues realizadas pela Secretaria do Meio Ambiente de São Sebastião. Fim da descrição.

Compartilhar

Arquivos