Nobel de Medicina 2021 vai para dois cientistas que estudam receptores para temperatura e tato

Quer se manter informado, ter acesso a mais de 60 colunistas e reportagens exclusivas?Assine o Estadão aqui!

Prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina de 2021 foi concedido conjuntamente a David Julius Ardem Patapoutian “por suas descobertas de receptores para temperatura e tato”, anunciou Thomas Perlmann, secretário do Comitê Nobel, na manhã desta segunda-feira, 4.

Ardem Patapoutian nasceu em 1967 em Beirute, Líbano. Em sua juventude, mudou-se de uma Beirute devastada pela guerra para Los Angeles, nos Estados Unidos. Em 1996, concluiu o doutorado no Instituto de Tecnologia da Califórnia, em Pasadena. O pós-doutorado foi obtido na Universidade da Califórnia, San Francisco. Desde 2000, ele é um cientista na Scripps Research, La Jolla, Califórnia, onde agora é professor. Patapoutian é também pesquisador do Howard Hughes Medical Institute desde 2014.

David Julius nasceu em 1955 em Nova York, Estados Unidos. Ele concluiu o doutorado em 1984 na Universidade da Califórnia, Berkeley, e fez pós-doutorado na Universidade de Columbia, em Nova York. David Julius foi recrutado para a Universidade da Califórnia, em São Francisco, em 1989, onde agora é professor.

Os vencedores do prêmio descobriram como os impulsos nervosos são iniciados para que a temperatura e a pressão possam ser percebidas. David Julius utilizou a capsaicina, um composto da pimenta malagueta que induz uma sensação de queimação, para identificar um sensor nas terminações nervosas da pele que responde ao calor. Já Ardem Patapoutian usou células sensíveis à pressão para descobrir uma nova classe de sensores que respondem a estímulos mecânicos na pele e órgãos internos.

fonte www.msn.com

Compartilhar

Arquivos