São Sebastião sobe no ranking de transparência pública da Controladoria Geral da União

Crédito: Reprodução | Governança Brasil

Município ocupa 8º lugar no ranking do Estado de São Paulo

A Prefeitura de São Sebastião subiu no ranking na nova pesquisa de avaliação da Controladoria Geral da União (CGU) sobre transparência pública. A Administração passou da classificação 8,1 para 9,4, conforme consta no Portal Mapa Brasil Transparente.

São Sebastião fica acima da média dos Estados que é de 8,8; das capitais, que é 8,73; e da classificação de 6,85 dos municípios em geral.

No Estado de São Paulo, a média dos municípios é 7,93 e, segundo a CGU, São Sebastião está em 8º lugar no ranking de transparência entre todas as cidades paulistas.

A avaliação é feita pela Escala Brasil Transparente 360° (EBT 360°), de 1º de abril a 31 de dezembro de 2020.

A pesquisa analisa critérios sobre transparência ativa (receitas, despesas, pagamentos, licitações, etc.) e transparência passiva (como acesso à informação de forma clara e aberta, possibilidade de entrega de um pedido de informação de forma presencial, acompanhamento eletrônico do pedido de informação).

SOBRE A EBT 360°

A Escala Brasil Transparente – Avaliação 360° faz a verificação da publicação de informações sobre receitas e despesa, licitações e contratos, estrutura administrativa, servidores públicos, acompanhamento de obras públicas e outras. Com a aplicação da EBT como prática institucional, a CGU pretende aprofundar o monitoramento da transparência pública e possibilitar o acompanhamento das ações implementadas por Estados e municípios na promoção do acesso à informação.

Compartilhar

Arquivos