Ao completar 100 dias como gestor da Casa do Povo, Reis prioriza a comunicação com a comunidade
Eleito por unanimidade, em janeiro deste ano, para ser o presidente da Câmara de São Sebastião, José Reis, está no seu quarto mandato e foi pela segunda vez o vereador mais votado do município com 1.682 votos.
Ao assumir como presidente da Casa do Povo, em plena pandemia, Reis firmou o compromisso de ampliar do diálogo da Câmara com a comunidade.
Nos mais de 100 dias à frente do legislativo sebastianense, a gestão do presidente Reis criou uma nova identidade visual que utiliza e respeita as cores do município, além da veiculação dos mais de 150 releases que informam a população sobre todos os trabalhos da Câmara.
Dentre os mais variados temas, estão proposituras, matérias sobre audiências públicas, reuniões, vistoria dos vereadores no Hospital da Costa Sul e também a visitas à direção do Departamento de Estrada de Rodagem (DER), em fevereiro, quando o presidente, junto com demais vereadores, entregou ofício e dossiê com requerimentos e fotos dos problemas de falta de infraestrutura viária, iluminação, sinalização e segurança na Rodovia Manoel Hipólito do Rego (Rio-Santos).
Protocolos sanitários
Seguindo todos os protocolos de enfrentamento à Covid-19, as sessões foram mantidas presenciais, sem o público, porém, com transmissão ao vivo em todas as redes sociais (You Tube, Site e Facebook) que resultaram, nos 100 primeiros dias, em mais de 40 mil visualizações.
A preocupação com a pandemia gerou vários trabalhos protocolados pelos vereadores. Foram 22 requerimentos e três indicações relacionados a cobranças e preocupação com enfrentamento à Covid-19.
Foi criado espaço no site da Câmara, que será atualizado constantemente, com a divulgação de todos esses trabalhos que podem ser acessados no link: http://www.saosebastiao.sp.leg.br/files/source/arquivos_usuarios/67/COVID.pdf
“A decisão de mantermos as sessões presenciais foram fundamentais nos trabalhos da Câmara. Mesmo na pandemia, seguimos os protocolos, principalmente na desinfecção, utilização de máscara e aferição da temperatura, diminuímos também a presença de assessores durante as sessões. Todas essas medidas foram fundamentais para que nenhum dos parlamentares e funcionários fossem infectados pelo novo coronavírus”, comentou o presidente.
Atendimentos
Mais de mil munícipes foram atendidos, nos primeiros meses, pela equipe do vereador Reis que também encaminhou 52 ofícios sobre temas gerais com solicitações à administração, 23 indicações e 17 requerimentos, além de um Projeto de Lei e Moção de Apoio aprovados em plenário até o último dia 20 de abril.
Destes, quatro requerimentos foram relacionados ao enfrentamento ao novo coronavírus como pedido à Prefeitura, junto ao Ministério da Saúde, para aquisição de mais testes, além da solicitação para inclusão dos professores da rede pública e particular entre os grupos prioritários para vacinação.
Após esse requerimento, o Governo do Estado autorizou a vacinação que já está ocorrendo nos municípios. Reis também pediu a inclusão de crianças especiais e deficientes e dos professores de Educação Física entre as prioridades para vacinação da Covid-19.
Foi aprovado o Projeto de Lei 10/21, denominando a Rua Cordeiro Manso como Rua Valdete Luiz da Costa, no bairro da Baleia Verde, transformada na Lei 2792/21 em homenagem ao morador que presidiu a associação de bairros da Baleia Verde. Em indicações e ofícios, os trabalhos voltados aos bairros são constantes com pedidos de manutenção geral, reformas em unidades de saúde, calçamentos e melhorias nas ruas, bem como atendimentos em áreas esportivas e de recreação.
Vereador da Saúde
A saúde tem sido foco importante nos trabalhos do vereador Reis, que apresentou várias propostas, inclusive, a ampliação de atendimentos na Costa Sul, como pedidos para instalação de unidade da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e Centro de Apoio Psicossocial (CAPS), além de uma unidade do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), em Juquehy.
A preocupação em ampliar o atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica levou à solicitação de uma unidade da Casa Poderosa na região sul da cidade.
Já, a necessidade de atendimento à Terceira Idade motivou o pedido à Prefeitura para instalação de “Centros-Dia do Idoso” ao longo do município.
Entre outros pedidos importantes, ressalta-se a necessidade da criação da Guarda Ambiental, reforma do posto de saúde na Barra do Sahy e também do píer dos pescadores no bairro, e ainda, reforma da ponte sobre o Rio Juquehy.
Outro trabalho relevante foi o pedido para a ampliação do atendimento aos autistas da cidade com contratação de profissionais especializados em Transtorno do Espectro Autista (TEA) e a cessão de espaço para instalação de uma Sala de Integração Sensorial, em parceria entre Prefeitura e Associação Integra Apoio e Atendimento ao Autista de São Sebastião.
Mais trabalhos
O vereador, a exemplo de trabalhos realizados em outros mandatos, tem sido atuante nas cobranças de atendimento a questões que envolvem saneamento básico, infraestrutura viária, segurança, iluminação, regularização fundiária, mais espaços de lazer e esportivos, reformas e ampliação em unidades escolares, creches, bem como melhorias em postos de saúde e instalação de farmácias em várias unidades.
Outro trabalho a ser destacado é a luta nas questões judiciais que envolvem o desembargo de Boracéia para que a população possa receber as obras necessárias e atendimentos essenciais.
“Nossa proposta é trabalhar pelo bem da população e pelo atendimento às necessidades mais urgentes da comunidade visando sua segurança, bem-estar e melhores condições de vida. Vamos seguir sempre com nosso lema que é Atitude e Respeito à nossa população e nossa cidade”.