Hospital de Clínicas da Costa Sul realiza mais de 36 mil atendimentos em menos de seis meses de atuação

Crédito: DIVULGAÇÃO | PMSS

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde (SESAU), inaugurou em 07 de novembro de 2020 o Hospital de Clínicas de São Sebastião da Costa Sul, que vem exercendo um papel fundamental na assistência hospitalar à população da região, fato realizado pela primeira vez na história da cidade.

O foco da unidade de saúde é o atendimento de urgência (quando o paciente precisa de assistência médica imediata, porém, com risco potencial à vida) e de emergência (quando há risco de morte ou dor intensa afligindo o paciente).

Além dessa prestação de serviços, o HCSS-CS conta com uma equipe de emergências odontológicas, que funciona de segunda a sexta-feira e fornece assistência e orientação nos casos de trauma facial.

Também possui atendimento de ortopedia, às quintas-feiras, que realiza reavaliação de pós-operatórios ortopédicos de pacientes da Costa Sul e da agenda ambulatorial de demandas geradas pela Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde (CROSS).

Há uma busca constante pela melhoria no atendimento do HCSS-CS, seja por meio de investimentos em equipamentos e insumos, seja pelo aumento de recurso humano, para que se possa suprir, cada vez mais, as necessidades existentes.

Neste mês, no serviço de urgência, a administração do hospital está procurando ampliar seu quadro de funcionários incorporando um médico emergencista e um pediatra.

Desde a inauguração, foram realizados 23 partos na unidade, em uma das salas da Maternidade, que está sendo implantada.

O HCSS-CS também dispõe de uma central de material, que executa o preparo e a esterilização dos materiais da unidade e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), serviço que em breve atenderá toda demanda da Costa Sul, não sendo mais necessário encaminhar para unidades do centro.

NÚMERO DE ATENDIMENTOS

Desde a inauguração até hoje, já foram cerca de 23.800 atendimentos de trauma (assistência realizada devido a lesões decorrentes de força externa como acidentes, violência e até auto-agressão, que podem ser fraturas, expostas ou não, pancadas, cortes, e outras enfermidades). É uma média de 145 pacientes por dia.

Já no Pronto Atendimento Respiratório houve uma média 12.700 atendimentos, sendo cerca de 78 pacientes com sintoma respiratório assistidos por dia.

“O atendimento durante esse período teve um volume significante em casos de média e alta complexidade, devido à demanda expressiva de turistas e de famílias que acabaram se mudando para a região desde o início da pandemia”, relata Ana Soares, diretora de urgência e emergência do HCSS-CS.

ESTRUTURA ORGANIZADA

A direção do HCSS-CS, ciente dos protocolos sanitários impostos pela pandemia de Covid-19, separou os casos decorrentes de síndrome respiratória dos demais.

Para casos de trauma, são 14 leitos e uma sala de emergência com três leitos.

Atualmente há 12 leitos exclusivos para área respiratória, um leito para isolamento e uma sala de emergência equipada como uma Unidade Semi-Intensiva, caso seja necessária uma maior permanência na unidade até a transferência para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Respiratória, na Região Central.

Compartilhar

Arquivos