Prefeitura altera datas do curso de doulas voluntárias por causa da pandemia

Crédito: Divulgação

Capacitação acontecerá nos dias 04, 05, 06, 07 e 08 de maio

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Fundação de Saúde Pública de São Sebastião (FSPSS), através do Centro Gestacional Harmonia para Vida informa que a primeira turma do curso de Formação de Doulas Voluntárias do Sistema Único de Saúde (SUS) terá suas aulas iniciadas a partir do dia 04 de maio, terça-feira, das 9h às 17h, com almoço das 12h às 13h, no centro gestacional, devido à Fase Vermelha do Plano São Paulo.

Quarenta e oito mulheres se inscreveram ao curso, como voluntárias, e duas turmas foram divididas, em grupo de 24 pessoas, sendo que a segunda turma ainda não tem data definida, por causa da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

As aulas da primeira turma ocorrerão nos dias 04, 05, 06, 07 e 08 de maio, das 9h às 17h, no Centro Gestacional Harmonia para Vida, localizado a Avenida Dr. Altino Arantes (Rua da Praia), quiosque 02, Centro Histórico.

A carga horária é de 80 horas, sendo 48 horas de aulas teóricas, expositivas e práticas, e 32 horas de práticas supervisionadas.

O curso será ministrado pela doula Carla Bruço, e por profissionais de assistência ao parto e nascimento, médica ginecologista e obstetra, enfermeira obstétrica, além de profissionais de assistência multidisciplinar – psicóloga, terapeuta corporal e arteterapeuta.

A capacitação segue todos os protocolos de distanciamento social e higienização: uso obrigatório de máscara e utilização de álcool em gel, no enfrentamento a pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Caso haja mudança de fase do Plano São Paulo, as datas poderão ser alteradas novamente.

Ao final da formação, as alunas receberão certificados de conclusão do curso.

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (12) 3892-1178 e (12) 3892-1084.

Doulas

Doulas, cuja definição significa “mulheres que servem”, são profissionais que proporcionam o bem-estar a mulheres e famílias, em período gravídico puerperal, através de auxílio físico, psicológico e emocional e de compartilhamento de informações e orientações.

O Manual de Atenção ao Parto Natural do Ministério da Saúde e inúmeras pesquisas científicas, como a “Nascer no Brasil” da Fundação Oswaldo Cruz, apontam a importância da presença da doula e os benefícios desse acompanhamento na redução do índice de cesarianas, tempo de duração do trabalho de parto, medicamentos e manobras intraparto.

Compartilhar

Arquivos