Fevereiro Laranja busca conscientização sobre leucemia e suas formas de tratamento

Crédito: Divulgação | PMSS

Se diagnosticada precocemente, as chances de cura são altas

Fevereiro é conhecido como o mês laranja, em que é abordada a conscientização sobre a leucemia, seus sintomas, tratamentos e da importância da doação de medula óssea.

Considerada uma doença maligna que ataca os glóbulos brancos, geralmente, de causas ainda desconhecidas, a leucemia na maioria das vezes apresenta sintomas variados, podendo ser confundida com uma anemia ou até um simples resfriado.

Os sintomas estão ligados ao tipo de condição de saúde que a pessoa apresenta e ao tipo da doença que foi adquirida.

Alguns sinais e sintomas mais comuns são: febre ou calafrios; fraqueza; fadiga; perda de peso e de apetite; anemia; aumento do fígado ou baço; infecções frequentes ou graves; hemorragias nasais recorrentes; manchas vermelhas, pequenas, na pele; dores nos ossos ou articulações; sangramento fácil ou hematomas; transpiração excessiva.

Os médicos classificam essa doença com base na velocidade de progressão e no tipo de células envolvidas. Em geral, quatro tipos mais comuns na população (clique AQUI).

As leucemias se originam de alterações genéticas adquiridas. Ainda não se sabe ao certo o que desencadeia, mas alguns fatores de risco podem influenciar como: tratamento anterior de câncer, distúrbios genéticos, exposição a determinados produtos químicos, tabagismo e histórico familiar de leucemia.

Para cada tipo, há uma abordagem diferente, o médico que irá determinar quais as opções de tratamento, com base na idade e saúde geral do paciente. Há muitas formas de tratamento, clique AQUI para conhecer os mais utilizados.

A leucemia, se diagnosticada precocemente, tem chances altíssimas de cura, tanto em adultos quanto em crianças.

DOAÇÃO DE MEDULA ÓSSEA E AFÉRESE

Para doar, a pessoa deve ter entre 18 e 55 anos, estar em bom estado de saúde, não possuir doenças infecciosas ou incapacitantes, doença neoplásica (câncer), hematológica (do sangue) ou do sistema imunológico.

É retirado uma pequena quantia de sangue (10ml) para análise de compatibilidade. Após, se compatível, é feita a retirada da medula óssea em centro cirúrgico e dura em média duas horas.

Nos últimos anos, a cirurgia para doação de medula óssea vem sendo substituída pelo método Doação por Aférese. Esse procedimento é realizado por uma máquina coletora e, através de centrifugação, é separada apenas as células do sangue que serão usadas no transplante, as outras são devolvidas ao doador. O processo dura em torno de 90 minutos.

Em ambos os casos, o doador pode voltar às suas atividades em poucos dias.

 

* Com a supervisão de Raquel Luciano

Compartilhar

Arquivos