COVID-19: Prefeitura de São Sebastião intensifica ações de acolhimento e assistência social durante a pandemia

Crédito: Divulgação | PMSS

Desde o início da pandemia de coronavírus, a Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social (SEDES) e do Fundo Social de Solidariedade, busca constantemente soluções que ampliem os serviços de assitência social e acolhimento da população da cidade.

Com a recomendação contínua de se fazer o isolamento social, principalmente para as pessoas que pertencem a grupos de riscos, o governo municipal tomou a decisão de atendê-los diretamente em suas residências. Foi o caso, por exemplo, das pessoas que recebem remédios de alto custo, dos beneficiários de programas sociais e daqueles que precisam de tecnologia assistiva. Por meio de delivery, todos receberam seus benefícios em casa.

Através da SEDES, a administração atual realiza a orientação a pessoas de situação de rua quanto à pandemia, assim como os encaminha para instituições e abrigos, atendendo-lhes nas necessidades primordiais.

Puérperas e gestantes recebem atenção especial, com protocolos de saúde próprios e atendimento diferenciado nas unidades de saúde e no Hospital de Clínicas de São Sebastião (HCSS).

Comunidades distantes também são assistidas, como os atendimentos ocorridos na Ilha do Montão de Trigo, localizada a cerca de 7 km da costa sebastianense, e na comunidade indígena Rio Silveiras, na fronteira com Bertioga, e na região do Pantanal, em Juquehy.

Pelo Fundo Social de Solidariedade, para atender as famílias em situação de vulnerabilidade social, a Prefeitura realiza com eficácia campanhas de doação de alimentos, produtos de higiene e limpeza, além da arrecadação de agasalhos e cobertores. Foram milhares de cestas básicas e artigos variados distribuídos de Costa Norte a Costa Sul da cidade.

Foi criado o Apoio Social Móvel, por meio da SEDES, em parceria com o Fundo Social, em que profissionais capacitados percorriam bairro a bairro com uma van, e sanavam dúvidas relacionadas a benefícios de programas sociais, do SEBRAE, do auxílio emergencial, entre outros assuntos e assistências.

Também foi desenvolvido um aplicativo totalmente direcionado para agilizar programas sociais, de forma que os cadastrados tivessem acesso a informações de seus benefícios, sem precisar sair de casa, de maneira rápida e prática, na palma de suas mãos. Essa ação foi também uma das tomadas de decisão pioneiras da administração atual.

A Casa PodeRosa, instituição municipal vital para mulheres que se encontram em situação que exigem zelo e atenção, não deixou de socorrer seu público e manteve atendimentos especializados por meio de agendamento.

No aplicativo Assistência Social São Sebastião, foi instalado um botão do pânico, para realizar de forma silenciosa, segura e rápida denúncias de violência contra mulheres, crianças e idosos. Uma vez acionado, o serviço emite um alerta na Central de Operações integradas (COI) e uma viatura é encaminhada ao local para averiguar o chamado.

Numa ação de solidariedade, a Prefeitura deu suporte aos munícipes que precisavam receber o auxílio emergencial, fornecido pelo Governo Federal, e instalou tendas, cadeiras, banheiro químico e bebedouro nas filas da Caixa Econômica Federal, além de colocar uma equipe de saúde para verificar possíveis sintomas de Covid-19 nos clientes do banco.

Tantas ações de assistência social e acolhimento tiveram sucesso em seus resultados. Além de trazer benefícios diretos aos mais vulneráveis, São Sebastião também atingiu meta nacional do Índice de Gestão Descentralizada dos Municípios (IGD-M), representando que a cidade executou com primor ações de melhoria da gestão do Cadastro Único e do Programa Bolsa Família.

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