Crédito: Divulgação | PMSS

Criado em 2018, o projeto visa a o incentivo do protagonismo juvenil, colaborando para que os alunos tenham voz na sociedade

O “Jovens em Ação”, promovido pela Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Educação (SEDUC), permaneceu com suas atividades de forma online, para que a construção do senso de cidadania dos alunos não se perdesse durante o período de isolamento social imposto pela Covid-19.

De forma remota, os professores e o coordenador do projeto mantiveram seus trabalhos para que pudessem adaptar as atividades com os alunos dos grêmios estudantis das 10 escolas de Ensino Fundamental II participantes.

Entre os encontros virtuais, surgiu a preocupação em adotar uma postura de acolhimento e sensibilização devido ao momento de pandemia. Também foram ressaltados os obstáculos que teriam que ser transpostos durante esse novo modelo de ensino e a condução dos projetos por meio das plataformas e aplicativos.

Grupos de WhatsApp, com média de 20 pessoas, foram criados e professores e alunos puderem manter a comunicação e dar continuidade ao projeto.

Os professores, visando minimizar a sensação de isolamento social, criaram vídeos de apresentação para que os alunos pudessem sentir a presença dos docentes e envolvimento nas tarefas.

Os trabalhos realizados ao longo da quarentena no Jovens em ação contribuem para o desenvolvimento crítico dos alunos.

O tema liderança juvenil, estimulado constantemente, foi apresentado em formato de textos e vídeos, explicando de que maneira o aluno pode ser o protagonista de ações em seu ambiente escolar, mesmo que remotamente. Com essa questão, os alunos passam a ter consciência de que são agentes transformadores e capazes de desenvolver mudanças em seu meio escolar.

Um tópico trabalhado anteriormente ainda em sala de aula, capacitação sobre as funções e cargos do grêmio, foi resgatado para sanar as dúvidas dos alunos.

Os alunos também desenvolveram conteúdo de temas variados em vídeo, como nos exemplos:

– Organização dos estudos: dicas para adotar rotinas eficientes durante a pandemia;

– “Conta comigo!”, trabalho que procurou transmitir uma mensagem de carinho e apoio neste momento tão difícil para todos.

– “fiqueemcasa”: vídeo que abordou a importância de ficar em casa evitando, assim, a proliferação do coronavírus.

– Especial – Dia das Mães: os alunos puderam expressar todo o amor às suas mães e ressaltaram o valor da família em momentos difíceis.

Também foram feitos outros trabalhos pelos alunos do Jovens em Ação:

– Nova revista Inspira: aborda o combate ao racismo sob ponto de vista: da arte, dos costumes e até da legislação. Para saber mais, acesse: http://www.saosebastiao.sp.gov.br/noticia.asp?id=N2262020141210

– 1º Encontro de discussão antirracismo: evento realizado de forma virtual com os grêmios das escolas municipais de São Sebastião e convidados.

– Oficina das Cinco: todas as semanas, os alunos do projeto se reúnem remotamente com convidados para tratar de assuntos promovidos pelos próprios professores envolvidos nas ações. O próximo encontro está previsto para dia 17 de agosto, às 17h, com o tema Fotografia.

O “Jovens em Ação” está constantemente oferecendo novas oportunidades de atividades. Segundo o coordenador do projeto, Rafael Romero, as novas atividades estão sendo elaboradas com muito carinho para os alunos, sempre visando o maior alcance e participação de todos.

Em breve, o projeto irá abordar os temas: edição de vídeo e imagem; confecção de instrumentos musicais e malabares com sucata; moda e cortes de cabelos africanos; gastronomia; arte em grafite; games e muitas outras.

Para conhecer os vídeos dos alunos do projeto, acesse o canal oficial da Secretaria Municipal de Educação (https://www.youtube.com/channel/UC53DmrN-1Ze-tIMsdkCuaOQ) ou no Portal da Educação (http://conexaoeducass.com.br/).

Compartilhar

Arquivos