Projeto Música na Escola permanece suspenso devido à pandemia de coronavírus

Crédito: Divulgação | PMSS

Neste momento de prevenção contra a Covid-19, o projeto Música na Escola, desenvolvido pela Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria da Educação (SEDUC) e Fundação Educacional e Cultural Deodato Sant’Anna (FUNDASS), encontra-se inativo devido à suspensão das aulas.

O projeto, que teve início em 2008, conta com 18 Corporações Musicais entre Fanfarras e Bandas que estão alocadas nas unidades escolares de Norte a Sul do município, atendendo cerca de mil alunos da Rede Municipal de Ensino com aulas de teoria musical, prática instrumental, prática de conjunto e ordem unida. Conta também com monitores e coreógrafos que contribuem com sua força de trabalho para o desenvolvimento do Projeto.

O “Música na Escola” de modo geral tem por objetivo democratizar o acesso à arte; promover maior desenvolvimento emocional, mental e social do aluno, facilitadores no processo ensino-aprendizagem; oferecer jornada ampliada que possibilite aos alunos maior permanência na escola, além de vir ao encontro da Lei Federal 11.769, de 18/08/2008, que dispõe sobre a obrigatoriedade do ensino da música na Educação Básica.

Muito mais do que trabalhar a musicalidade, as Fanfarras e Bandas vem ganhando importância no cenário educacional do nosso município, pois o contato com o instrumento e a atmosfera musical contribui para que o aluno aprenda a trabalhar em equipe, a cumprir horários e a ter disciplina.

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), o ensino da música tem por objetivos gerais abrir espaço para que os alunos possam se expressar e se comunicar através dela, bem como promover experiências de apreciação e abordagem em seus vários contextos culturais e históricos.

 

* Com a supervisão de Raquel Luciano.

Compartilhar

Arquivos