Prefeitura de São Sebastião reinaugura em breve a Capela Bom Jesus da Enseada

Crédito: André Santos | PMSS

Em breve, a Prefeitura de São Sebastião, por meio da Fundação Educacional e Cultural “Deodato Sant’Anna” (Fundass) vai reinaugurar a Capela Bom Jesus, no bairro Enseada, na Costa Norte do município.

Valorizando o patrimônio histórico cultural, o espaço passou por restauração e agora será sede memorial do bairro da Enseada. O museu pretende salvaguardar e difundir a história e cultura do bairro da Enseada e da região a partir dos seguintes temas: o bairro, sua história, mitos e lendas, a religiosidade, sítios arqueológicos, vida pesqueira, cultura caiçara, famílias, entre outros.

Construída em meados do século XX por esforço e vontade da comunidade caiçara, a “igrejinha”, como é carinhosamente chamada pelos moradores, é um símbolo da cultura caiçara mais tradicional e segue a estética jesuítica das primeiras capelas construídas no Brasil Colonial, marcando assim a ligação que o povo caiçara possuía com a cultura dos anos de colonização portuguesa, mesmo construída tantos anos depois.

De acordo com a Fundass, o museu vai integrar a Rede Municipal de Museus, que tem como objetivo manter viva a história e a cultura dos bairros onde as antigas capelas se localizam. A área de aproximadamente 200 metros quadrados no entorno da Capela também foi revitalizada e pavimentada, contando com um local para encontros como festas tradicionais, eventos culturais e feiras de artesanato. Uma outra área pavimentada abrigará um amplo estacionamento próxima ao Rancho de Pesca e ao Ponto de Selfie.

A Capela Bom Jesus, assim como outras 12 capelas situadas no município, é protegida pela Lei Municipal nº 943/1994 e está situada na Rodovia Dr. Manoel Hippolito do Rego, 5298, na Praia da Enseada.

Rede Municipal de Museus

A Prefeitura de São Sebastião está criando a Rede Municipal de Museus, um projeto no qual as unidades devem contar com um acervo cultural de cada bairro. Além das unidades, o projeto visa criar equipes de mediadores para atender os visitantes dos espaços.

Servidores da Fundação Educacional e Cultural “Deodato Sant’Anna” e das secretarias de Turismo e Urbanismo estão sendo capacitados e preparados por meio de workshops e visitas técnicas a museus de São Paulo, para que estejam preparados para receber os munícipes e turistas nos museus e pontos turísticos da cidade.

Compartilhar

Arquivos