Conteúdo faz parte do Programa de Enriquecimento Curricular sobre a História de São Sebastião

Os alunos da Escola Municipal Prof.ª Maria Francisca Santana de Moura Tavolaro, localizada no Pontal da Cruz, região central de São Sebastião, participaram, nesta quarta-feira (7), de uma aula especial sobre o Sítio Arqueológico São Francisco, oferecida pelo Programa de Enriquecimento Curricular da Secretaria da Educação (SEDUC).

Na ocasião, os estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental, acompanhados da professora Mônica Sampaio, puderam conhecer um pouco mais sobre a história do local, formado por ruínas de uma antiga fazenda de escravos e por uma capela, além descobrir de detalhes sobre as paredes, escadarias, aquedutos, canaletas, fornos e fragmentos de cerâmicas e porcelanas do espaço histórico.

A aula on-line foi preparada e ministrada pelas educadoras e gestoras do Programa, Érika Palumbo e Fernanda Palumbo Cronenbold. Durante a apresentação, foram abordadas questões como o motivo de existência e função do local antigamente, a relação direta com a questão do tráfico negreiro e a escravidão, transmitindo a importância da rica história do período colonial do país.

Programa de Enriquecimento Curricular

Trabalho iniciado em setembro de 2009 para subsidiar os professores com material e capacitação sobre história e cultura de São Sebastião, desenvolvido pela equipe pedagógica da Secretaria da Educação. A iniciativa envolve ainda orientações sobre educação patrimonial, história e cultura do município, além de divulgações, através de oficinas, seminários, estudos de meio e visitas.