Integrantes da Coordenadoria da Juventude de São Sebastião participaram da 4ª Conferência Nacional de Juventude, realizada entre os dias 14 e 17 de dezembro, em Brasília (DF). A conferência foi organizada pela Secretaria-Geral da Presidência da República, por meio da Secretaria Nacional de Juventude, e pelo Conselho Nacional de Juventude (Conjuve). O tema da 4ª Conferência foi: “Reconstruir no Presente, Construir o Futuro: Desenvolvimento, Direitos, Participação e Bem Viver”.
O evento reuniu 1.300 delegados de todos os Estados e do Distrito Federal. Durante os quatro dias de conferência, a juventude do país esteve reunida para discutir políticas públicas para a população jovem com idade entre 15 e 29 anos.
Os representantes da comitiva de São Sebastião foram Cassiane Luryan de Vasconcelos Silva, que integra a Guarda Mirim Municipal e Emile Macena, da Aldeia Guarani Rio Silveira, de Boraceia.
Além delas, os jovens Maurício Mallet, Lucas Oliveira dos Santos, Arquimedes Oliveira, que foram eleitos delegados regionais de Políticas para a Juventude, durante a Conferência Regional de Juventude – Vale do Paraíba, realizada em Campos do Jordão, no dia 13 de setembro, também fizeram parte do evento.
“Me senti muito feliz em poder representar o município e a minha aldeia nesse evento tão importante para reconstrução política do País. Os assuntos mais relevantes no evento foram sobre a violência sofrida por jovens e aos direitos dos jovens. Os adolescentes e as crianças precisam ser ouvidos, ter voz nessa fase da vida é necessário para não sofrer com abusos. A nossa participação infanto-juvenil precisa ser ativa para não termos os nossos direitos violados”, comentou a Emile.
Para Lucas Oliveira, o sentimento que fica depois da 4ª Conferência Nacional de Juventude é o de dever cumprido. “Retornamos dessa experiência com muito aprendizado e preparados para ter um olhar especial para a juventude sebastianense. Queremos consolidar esse projeto de protagonismo e de evolução continua da nossa juventude. Só temos a agradecer a gestão municipal pelo apoio aos jovens dessa cidade”, completou Lucas.
O encontro marcou o retorno do diálogo entre o governo federal e a sociedade civil. Desde 2015 a Conferência Nacional de Juventude não era realizada, uma lacuna de oito anos em que os espaços de diálogo e participação social com o governo acabaram sendo reduzidos.
Em São Sebastião, a 1ª Conferência Municipal da Juventude ocorreu no mês de setembro, com participação de quase 300 jovens do município.
Eixos
A 4ª Conferência Nacional de Juventude proporcionou um espaço para que jovens brasileiros, diversos e plurais, pudessem discutir pautas de extrema importância para o futuro do país. De todos os eixos de discussão, tópicos como educação, emprego, cultura, saúde, segurança e cidadania entraram em pauta, evidenciando as diferentes realidades e perspectivas da juventude brasileira.
Etapas
Durante a fase preparatória para a 4ª Conferência Nacional da Juventude, foram realizadas etapas municipais, regionais, estaduais, livres, Temáticas, de Povos e Comunidades, Territoriais, além de da etapa digital.
Com forte mobilização e participação das diversas juventudes brasileiras, as etapas prévias da Conferência alcançaram mais de 250 mil jovens, 1.535 municípios realizaram conferências municipais e, aproximadamente 1.800 municípios brasileiros foram alcançados, reunindo cerca de 1.117 propostas.
#PraTodosVerem: imagens da Coordenadoria da Juventude de São Sebastião, que participou da 4ª Conferência Nacional de Juventude, em Brasília (DF). Fim da descrição.