A sede da Secretaria de Educação (SEDUC) de São Sebastião recebeu o lançamento do Plano Verão 2023/2024 da EDP, que é a distribuidora de energia elétrica do Litoral Norte e do Vale do Paraíba, na última quarta-feira (13). A empresa apresentou o plano estratégico de atuação para reduzir os impactos das tempestades de verão no sistema elétrico nas cidades que são atendidas pela concessionária.
São Sebastião e as outras cidades do Litoral Norte contarão com 28 equipes de atendimento ao consumidor, quatro equipes de manutenção pesada, três equipes de subestação e uma escala especial para o Centro de Operações Integradas da EDP (COI).
O Plano Verão da EDP compõe o investimento realizado de R$ 815 milhões ao longo do ano, com obras de infraestrutura energética, substituição e instalação de redes mais robustas e resilientes, melhorias e modernização de equipamentos, implantação de novas tecnologias e sistemas automatizados.
Segundo o vice-presidente da EDP, Dyogenes Rosi, o planejamento foi montado baseado nas melhores práticas utilizadas no enfrentamento das mais diversas contingências enfrentadas ao longo de 2023, com destaque às ocorrências de São Sebastião.
“A EDP tem executado recordes de investimentos para tornar suas redes mais inteligentes, digitalizadas e automatizadas, o que permite uma gestão operacional mais ágil e segura do sistema, principalmente, em situações críticas com alto volume de ocorrências”, disse Rosi.
De acordo com o gestor executivo da área de operações e serviços da EDP, Stevon Schettino, os principais investimentos da empresa serão em redes, novas tecnologias, reforço das equipes em campo e da parceria com órgãos municipais e de meteorologia que são importantes pilares para enfrentar os impactos das mudanças climáticas.
“Conseguimos reestruturar em tempo recorde toda uma rede que foi fortemente afetada pelas fortes chuvas no período da temporada de verão. Seguiremos investindo em tecnologia e mão de obra para manter uma excelente qualidade nos nossos serviços para toda a população”, completou Stevon.
O vice-prefeito de São Sebastião, Reinaldo Moreira, esteve presente no evento e destacou que o serviço de atendimento ao cliente precisa funcionar com perfeição durante esse período para não deixar os munícipes sem informações em caso de uma queda de energia.
“A EDP presta um ótimo serviço no município e com essa operação só vai melhorar. Queremos garantir a redução do impacto aos clientes em possíveis ocorrências. Acredito que uma das alternativas será o uso da automatização, que permite manobras no sistema de forma remota, facilitando a logística para a empresa e resolvendo o problema mais rápido para a pessoa que está em casa sem energia”, complementou Reinaldo.
Trabalho preventivo
A companhia atua com trabalho preventivo de poda de árvores sobre as redes elétricas. Durante o ano foram realizadas mais de 19 mil podas nas cidades do Litoral Norte, visando minimizar este impacto. Além de manutenção de quase 1.500 itens de redes e instalações elétricas.
O trabalho é realizado por equipes especializadas e seguem critérios de meio ambiente. Além disso, a parceria entre EDP e prefeituras amplia a eficácia da atuação, garantindo mais segurança à população.
No caso de elevação do nível de criticidade da operação, a EDP atua com um plano de priorização no atendimento a ocorrências que envolvam hospitais, postos de saúde, unidades de segurança pública e serviços essenciais, como escolas, creches, asilos e casos que possam oferecer risco à vida, além dos clientes cadastrados como dependentes de equipamento elétrico para a sobrevivência.
“Trabalhamos de forma contínua para garantir a máxima segurança e excelência no serviço prestado aos nossos clientes”, afirmou Rosi.
Clima
A Organização Meteorológica Mundial analisou que, o fenômeno natural El Niño seguirá intenso até abril de 2024, o que poderá provocar eventos extremos com chuvas fortes, vendavais e ondas de calor.
Por isso, a empresa firmou uma parceria com o Climatempo, prefeituras e órgãos como Defesa Civil e Corpo de Bombeiros para o melhor planejamento e execução de serviços preventivos e emergenciais.
A EDP construiu, ampliou e colocou em operação 10 novas subestações de energia nos últimos quatro anos. As subestações permitem mais confiabilidade e qualidade no atendimento à população, pois elevam a capacidade do sistema energético local, além de trazer mais flexibilidade operativa.
Para ampliar a inteligência da rede de distribuição também foram realizados investimentos entre 2022 e 2023, com a instalação de 814 novos equipamentos de religação automática do sistema (self-healing), que atualmente beneficiam 85% dos clientes de toda a área de concessão.
Essa tecnologia é fundamental para religar e seccionar, instantaneamente, trechos da rede com defeito, isolando o local da ocorrência e, assim, reduzindo significativamente o impacto na região. Principalmente em momentos de eventos climáticos severos, com chuvas e ventos, o sistema elétrico é fortemente impactado por agentes externos, principalmente a vegetação.
#ParaTodosVerem: imagens da lançamento do Plano Verão 2023/2024 da EDP, em São Sebastião. Fim da descrição.