A Jornada do Patrimônio do Estado de São Paulo, que fortalece a cultura e a história paulista, está de volta a São Sebastião. O evento, iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, em colaboração com o Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat), com gestão e produção da Associação Paulista dos Amigos da Arte, será realizada nos dias 1º, 2 e 3 de dezembro em 40 municípios do Estado.
A Jornada do Patrimônio do Estado de São Paulo é gratuita e oferece uma experiência única, na qual o público é convidado a participar de atividades educativas, roteiros, oficinas, ações de grafite, contação de histórias, circo, dança e performances. Além disso, os participantes terão a oportunidade de explorar locais de grande importância turístico-cultural, promovendo assim a interação entre a comunidade e a rica história dos municípios.
No município de São Sebastião, a programação ocorrerá especialmente no domingo (3), no bairro São Francisco, das 14h às 16h. O roteiro terá início com encontro no Cruzeiro em frente ao Convento Nossa Senhora do Amparo, onde os participantes conhecerão sua estrutura, seguindo para o rancho e trapiche, o museu do bairro São Francisco e o Espaço Cultural Batuíra, finalizando a visita nas Ruínas do Morro do Abrigo.
Às 16h, a Folia de Reis do Pontal da Cruz se apresenta no Espaço Cultural Batuíra, uma manifestação tradicional que celebra a adoração dos Três Reis Magos – Belchior, Baltazar e Gaspar – ao nascimento do menino Jesus.
“A Jornada Estadual do Patrimônio é um programa que valoriza os territórios, a cultura e a história dos municípios do nosso Estado. As atividades, sejam culturais ou educativas, constroem pontes entre as comunidades e esses espaços, dando uma dimensão mais profunda de pertencimento. É de suma importância que as pessoas se apropriem daquilo que faz parte de sua história, sobretudo quando falamos daquilo que é público”, afirma Gláucio Franca, diretor geral da Associação Paulista dos Amigos da Arte.
“Memória e pertencimento são os pilares de qualquer sociedade e a Jornada Estadual do Patrimônio vem justamente para reforçar isso. As pessoas precisam conhecer e saber qual é a história que existe naquele prédio tombado, e, principalmente, ocupar esses espaços públicos sabendo que é delas também”, diz Marília Marton, secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.
Confira a programação completa: https://jornadadopatrimonio2023.com.br/
#PraTodosVerem: imagem da fachada do Espaço Cultural Batuíra, no bairro São Francisco. Fim da descrição.