Fundass oferece Oficina sobre Implementação do Sistema Municipal de Cultura de São Sebastião

Crédito: Divulgação | Pmss

Nos dias 5 e 6 de dezembro será realizada, gratuitamente, a Oficina ‘Implementação do Sistema Municipal de Cultura de São Sebastião’, ministrada por Vanderléia Barboza.

A atividade ocorrerá na Videoteca Municipal, das 18h às 22h, e é oferecida pela Prefeitura de São Sebastião, por meio da Fundação Educacional e Cultural ‘Deodato Sant’Anna’ (Fundass), em parceria com a Poiesis Organização Social da Cultura – Programa Oficinas Culturais da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.

A oficina possibilita o contato e informações sobre os mecanismos de implantação e implementação do Sistema Municipal de Cultura, abordando a importância do diálogo entre o Poder Público e a Sociedade Civil para a realização de políticas públicas para evidenciar a Cultura como Direito Fundamental de todos munícipes.

Vale ressaltar que o município de São Sebastião fez adesão ao Sistema Nacional de Cultura em 2009, criando, por meio da Lei Municipal nº 2.217/12, o Sistema Municipal de Cultura, que prevê a implantação do Conselho Municipal de Políticas Culturais de São Sebastião (CMPC-SS), do Fundo Municipal de Cultura de São Sebastião (FMC-SS) e do Plano Municipal de Cultura de São Sebastião.

Em 2014, o CMPC-SS foi ativado; em 2020, os recursos federais da Lei Aldir Blanc foram repassados ao FMC-SS, a partir de sua constituição; e em 2023, São Sebastião realizou a 3ª Conferência Municipal de Cultura para a concretização do Plano Municipal de Cultura, documento que está em processo de conclusão. A Oficina visa oferecer formação aos membros do CMPC-SS e demais interessados.

A inscrição deve ser feita por meio do e-mail cultura@fundass.com.br, até o dia 4 de dezembro. Serão disponibilizadas 25 vagas no total.

 

Sobre Vanderléia Barboza

É formada em Letras e Pedagogia, Especialista em Gestão Cultural, Educomunicação e Educação Comunitária pela USP e em Projetos Sociais – Gestão e Perspectivas pelo Senac.

Há mais de 25 anos atua nas áreas de Literatura, Arte e Gestão Cultural. É contadora de histórias, diretora do grupo de Sarau-Cênico Líricas e Prosas, organizadora da Semana Eugênia Sereno de Arte e Literatura e articuladora de interlinguagens de arte no diálogo com a literatura.

Teve diversos projetos aprovados no ProAC e outros editais públicos. Parecerista Técnica de Projetos Culturais há 10 anos.

 

Serviço:

Oficina ‘Implementação do Sistema Municipal de Cultura’, com Vanderléia Barboza

Data: 5 e 6 de dezembro (terça-feira e quarta-feira),

Local: Videoteca Municipal

Endereço: Rua Manoel Rufino, 15, Centro Histórico

Horário: 18h às 22h

Público: maiores de 16 anos

Inscrição: e-mail cultura@fundass.com.br – até 04/12

Vagas: 25

#PraTodosVerem: arte gráfica com dados sobre a Oficina ‘Implementação do Sistema Municipal de Cultura’, com Vanderléia Barboza. Fim da descrição.

Compartilhar

Arquivos