A Secretaria da Educação (SEDUC) de São Sebastião realizou, no último sábado (11), a 2ª edição da Feira da Cultura Empreendedora nas Escolas, evento que envolveu todas as unidades de ensino do município.
A iniciativa é parte da parceria estratégica entre a SEDUC e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), visando a implementação do Programa de Educação Empreendedora através da metodologia do curso Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP).
O JEEP, cujo propósito é estimular o comportamento empreendedor e fornecer orientação para negócios aos estudantes, proporcionou atividades em sala de aula que permitiram aos alunos planejar, trabalhar em equipe e, ao final, conceber suas próprias empresas e produtos para comercialização.
Cada unidade escolar elaborou sua programação, destacando a exposição de trabalhos relacionados à cultura empreendedora desenvolvidos por alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental Anos Iniciais e Finais, e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Com a visitação aberta à comunidade, a Feira da Cultura Empreendedora tornou-se uma oportunidade única para os moradores conhecerem de perto o talento e a criatividade dos estudantes.
O estudante Enzo Barbosa da Silva, 11 anos, da EM Prof.ª Edileusa Brasil Soares de Souza, de Maresias, conta que desenvolveu junto com seus colegas o vírus do amor, que contagia o sentimento em quem o adquire. “Eu aprendi bastante coisa sobre empreendedorismo, ajudei o pessoal a vender e a gente ganhou muito dinheiro”, diz o aluno.
Os prefeitos de São Sebastião, Felipe Augusto, e de Fivizzano, na Itália, Gianluigi Giannetti, visitaram a integração das escolas de Maresias, que promoveram juntas a feira, e aprovaram as ações.
“Essa é uma grande parceria entre a Secretaria da Educação e o Sebrae para que nossos pequeninos aprendam a empreender. É uma grande experiência na formação das nossas crianças”, ressalta Felipe Augusto. “É uma grande experiência, um grande projeto. Cumprimento a escola, a equipe e o Felipe por este trabalho.”, diz o prefeito Gianluigi Giannetti.